Políticas Editoriais

Foco e Escopo

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate é uma produção Conjunta de Grupos de Pesquisa que assumem o Marxismo como Referencial Teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial.

 

Políticas de Seção

Editorial

Artigo que exprime a posição e o balanço dos editors sobre o número temático.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Debate

Manuscritos originais com no máximo 30.000 caracteres com espaços, considerando títulos, resumos, palavras chave e notas. Encomendados aos autores conforme a temática do número, preferencialmente, correspondendo a balanços da produção do conhecimento, ensaios teóricos, relatórios de pesquisa ou problemáticas da prática social.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Manuscritos originais com no máximo 30.000 caracteres com espaços, considerando títulos, resumos, palavras chave e notas. Pode ser de demanda espontânea ou vinculado à temática do número, preferencialmente, correspondendo a balanços da produção do conhecimento, ensaios teóricos, pesquisas ou problemáticas da prática social.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Convidados Selecionados pelo Comitê Editorial, ouvido o Conselho Editorial, conforme a temática definida para o número, considerando-se contribuição para o aprofundamento da temática.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Clássico

Manuscrito selecionado pelo Comitê Editorial preferencialmente representativo do debate clássico travado em torno da temática selecionada para o número.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Seção dedicada a apresentações e comentários críticos de textos clássicos ou atuais, teses ou dissertações destacados por sua contribuição para o desenvolvimento do marxismo, para a crítica da educação e do ensino, para a crítica das políticas educacionais etc, com evidente orientação teórica marxista. A comissão editorial pode encomendar resenhas de textos relacionados à seção debates.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos destinados às seções: Debates, Entrevista e Clássico/Documento são decididos pelo Comitê Editorial, ouvidos os Conselhos Editoriais Nacional e Internacional.

Os textos destinados às seções: artigos, resenhas, documentos e teses e dissertações serão artigos originais submetidos ao Corpo de Avaliadores da Revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas, considerando-se os critérios: (a) adequação ao perfil da revista; (b) rigor e radicalidade na apropriação e uso do referencial teórico marxista; (c) cumprimento das normas gramaticais da língua portuguesa; (d) cumprimento das normas da ABNT.

O Comitê Editorial assessorado pelo Conselho Editorial tem a tarefa de selecionar os artigos para publicação, ouvidos o Comitê de Avaliadores e o parecer de especialistas que possam averiguar a qualidade dos trabalhos. O processo de avaliação por pares, em sistema duplo cego, sera feito por dois pareceristas reconhecidos por seu notório saber acerca dos temas relacionados ao escopo do periódico e à temática específica do artigo. Emitidos os pareceres, existindo divergência, o artigo sera encaminhado a um terceiro avaliador que emitirá o parecer determinante para a publicação.

Os avaliadores, acompanhados pela Editora, emitirão os seguintes conceitos: (a) aprovado para publicação; (b) aprovado com correções; (c) rejeitado para publicação. De posse dos resultados o editor encaminhará ao autor a decisão final do comitê de Avaliadores em email cujo título sera “Decisão Editorial”.

Todos os membros da Equipe Editorial (Editora, Comitê Editorial, Conselho Editorial Nacional e Internacional e Avaliadores) são Pesquisadores e Professores Doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior Brasileiras e Estrangeiras.

A revisão gramatical dos textos e das normas da ABNT é tarefa dos autores. Eventualmente, o Comitê Editorial pode fazer correções gramaticais ou de normas da ABNT que não alterem o conteúdo dos artigos.

São de responsabilidade dos autores as posições emitidas em seus artigos.

 

Periodicidade

Publicação Quadrimestral (abril, agosto e dezembro), a partir de 2017.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Catalogação na Publicação / Cataloguing in Publication Data

 

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Indexadores / Indexing

A revisa Germinal encontra-se indexada nos seguintes Indexadores:

                
         
           
        
 
              
        

 

 

 
              
  

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas

  • Catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFBA
  • WorldCat

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, ISSN eletrônico 2175-5604, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista Germinal. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

 

Não cobramos taxas para submissão e publicação de textos

A revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (GMED), editada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The journal Germinal: Marxismo e Educação em Debate (GMED), edited by the Group of Studies and Researchs Marxism and Political of Work and Educacion (MTE), does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

 

Afiliações e Parcerias



 

Grupos de Pesquisa que Sustentam Germinal

  • Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9320923029513945
  • Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação e Políticas Educacionais - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1606609764021693
  • Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR – UNICAMP - http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDDOPR - UNIOESTE http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1865831483582945
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2484039016815522