CRIAÇÃO SONORA DE CENA CONTEMPORÂNEA: reflexões sobre o espaço, a arte sonora e a música de cena

Carlos Eduardo Tsuda (Professor Convidado Pontifícia Universidade de São Paulo)

Resumo


O artigo discute o surgimento de uma nova modalidade artística híbrida, a criação sono- ra de cena contemporânea, como ponto de partida para uma reflexão sobre o processo criativo da instalação sonora para o espetáculo de dança contemporânea Branco de Lua Tatit, realizado na ocasião do 13o Cultura Inglesa Festival em 2010. Neste contexto, discor- re sobre as novas possibilidades narrativas na criação sonora de cena contemporânea e suas relações conceituais com o leitmotiv fundamental do espetáculo – a livre inspiração na obra da artista britânica Rachel Whiteread – e aspectos importantes com relação às noções de espacialidade e site-specific. 


Texto completo:

PDF


Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança - ISSN: 2317-3777
Qualis 2013-2016: Artes (C); Comunicação e Informação (B5); Educação (C); Sociologia (B5).
 
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.