Inversões figurais do corpo dançante de Luís XIV

Ana Teixeira, Marcelo Fernandes

Resumo


Nesse ensaio, o pesquisador Mark Franko analisa quatro imagens do Rei da França Luís XIV (1638-1715), apresentadas em diferentes mídias, propondo uma discussão acerca dos conceitos de presença e de representação. O autor faz uma investigação precisa de cada imagem trabalhando com esses conceitos a partir de temas tais como: “original” e “cópia”, “corpo do Rei”, “corpo político”, “ideologia”, “dança barroca” e outros.


Palavras-chave


Luis XIV; presença; representação; corpo político; dança barroca.

Texto completo:

PDF


Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança - ISSN: 2317-3777
Qualis 2013-2016: Artes (C); Comunicação e Informação (B5); Educação (C); Sociologia (B5).
 
Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.