Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Diretrizes para o autor:

1 O envio far-se-á exclusivamente através do sistema da própria revista:

(https://portalseer.ufba.br/index.php/revdirsex/index).

2 O artigo há de seguir as Normas ABNT vigentes.

2.1 O resumo deve conter no máximo 250 palavras, incluindo objetivos, métodos, resultados, conclusões, bem como sua tradução para o inglês, espanhol, francês ou italiano, bem como palavras-chave (no máximo cinco)

2.2 Formatação do texto:

a) Margens: superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita= 2 cm; 

b) Parágrafo: espaçamento 1,5;

c) Fonte: Arial 12

2.3  As citação devem ser trazidas em nota de rodapé.

Exemplo
"Leandro Reinaldo da Cunha. Identidade e redesignação de gênero: aspectos da personalidade, família e responsabilidade civil. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, p. 283.

2.4 Todos os endereços eletrônicos incluídos no texto (hiperlink) deverão estar ativos.

2.5  As referências ao final do texto devem seguir a ordem alfabética

Exemplos:

a) Livro completo
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo
DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

b) Capitulo de livro
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título em negrito. Local de publicação: Editora, data. Página inicial-final.

Exemplo
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Direito à indenização decorrente da ofensa à dignidade da pessoa humana do intersexual. In: DIAS, Maria Berenice (Coord.). INTERSEXO – Aspectos: Jurídicos, Internacionais, Trabalhistas, Registrais, Médicos, Psicológicos, Sociais e Culturais, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018, p. 195-206.

 

c) Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título da trabalho em negrito: subtítulo. Data de entrega. Quantidade de folhas. Tipo de trabalho (Grau) - Vinculação acadêmica, local (cidade) e data de apresentação ou defesa.

Exemplo
COSSI, Rafael Kalaf. Transexualismo, psicanálise e gênero. 2010. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2010.

 d) Trabalho apresentado em evento

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local de realização. Título do documento que publicou o trabalho em negrito. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação dos anais. Página inicial e final.

Exemplo 
CUNHA, Leandro Reinaldo da. DOMINGOS, Terezinha de Oliveira. Inserção social do transexual pela educação: projeto transcidadania e resolução nº 12/2015 do conselho nacional de combate à discriminação e promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, Direitos sociais e políticas públicas I - CONPEDI, Florianópolis: CONPEDI, 2015. p. 215-237

e) Artigo de periódico (revista ou jornal) impresso e disponível na internet 
SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo em itálicoTítulo do periódico em negrito, Local de publicação (cidade), volume e/ou ano, número, página inicial-final, mês abreviado e ano de publicação.

Observação: Para artigo disponível na internet acrescentar o endereço eletrônico e data de acesso.

Exemplo (artigo de periódico - revista - impresso) 
CUNHA, Leandro Reinaldo da. Identidade de gênero e a responsabilidade civil do Estado pela leniência legislativa. Revista dos Tribunais: São Paulo, v. 962 p. 37-52, dez.2015.

  

3. O recebimento do artigo não implica a obrigatoriedade de sua publicação. Realizada a avaliação o autor receberá o informe acerca da sua aprovação ou não para publicação.

4. A avaliação será realizada pelos membros do Conselho Editorial e por pareceristas permanentes ou ad hoc internos e externos, segundo o sistema double blind review.

5. Compete aos autores, como parte integrante do processo de submissão verificar a adequação a todos os itens exigidos pela revista, não sendo avaliadas aquelas submissões que não estiverem em conformidade.

6. A Revista Direito e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, em conjunto com os autores, sendo que ao submeter o artigo para a revista o autor concorda com a cessão gratuita do artigo.

7. O autor tem inteira responsabilidade as ideias e conceitos consignados no artigo submetido à revista, concordando previamente com eventuais correções gráficas a serem realizadas pelo editor.

8. Eventuais casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Direito e Sexualidade da Universidade Federal da Bahia.