Revista CETRAMA - Centro de Estudos em Transportes e Meio Ambiente

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Cetrama?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Resumo (até 600 caracteres): essa seção apresenta ao leitor um resumo do Artigo, e deve ser organizada em três parágrafos curtos. Cada parágrafo se inicia por uma das perguntas apresentadas abaixo e é seguido pela resposta à pergunta:
Que problema ambiental é foco deste trabalho?
Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Qual é a principal conclusão do trabalho?

Versão em inglês (até 600 caracteres):
What environmental problem is the focus of this work?
What was the strategy of the work to help solving the problem?
What is the main conclusion of the work? 

Palavras-chave: essa seção deve incluir até quatro termos ou expressões não presentes no título, separados por ";" e em ordem alfabética (o mesmo para Keywords)

Agradecimentos: seção para registro dos apoios recebidos para o desenvolvimento do trabalho.

Referências: essa seção apresenta a referência completa de cada documento citado no Argumento.

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

  • O texto deve ser apresentado com fonte Arial-12, espaçamento duplo e alinhamento à esquerda, incluindo-se numeração de linhas e de páginas.
  • O texto deve incluir, em sequência: Título (em portugiês e em inglês), Título curto (em português), Resumo (em portugiês e em inglês), Palavras-chave (em português e em inglês), Argumento (em português), Agradecimentos (em português), Referências, Tabelas, Quadros e Figuras.
  • O texto não deve indicar os autores, de modo a garantir o processo de avaliação cega. 
  • Em caso de aprovação do manuscrito, em sua versão final deverá ser acrescentado, após as Referências, uma seção Sobre os autores, incluindo o nome completo de cada autor seguido por um parágrafo (até 250 caracteres por autor) que apresente uma breve caracterização de seu perfil profissional e pelo e-mail.
  • As tabelas, quadros, figuras e outros elementos de apoio ao texto devem ser numerados sequencialmente (Tabela I, Tabela II... Figura 1, Figura 2... ) à medida que forem citadas no texto.
  • Os títulos das tabelas, quadros e figuras devem ser incluídos no texto, na posição em que se pretende que cada um desses elementos apareça na versão final.
  • As tabelas, quadros e figuras propriamente ditos devem ser apresentados em ordem sequencial e em páginas individuais nas últimas páginas do arquivo. Cada uma dessas páginas deve indicar o número da figura, tabela ou quadro.
  • As figuras devem ser incluídas nas páginas no formato *.PNG (portable network graphic).
  • Caso o artigo seja aceito para publicação, cada figura deverá ser enviada separadamente em formato *.TIF com compressão LZW. Cada figura deve ser enviada no formato exato previsto para publicação. 
  • Ao longo do texto, as referências a outros textos devem ser indicadas seguindo o seguinte padrão:

"... foi demonstrado por vários autores (Fernandes et al. 2002, Abreu 2007, Damasceno et al. 2007, Silva & Rodrigues 2010), e particularmente por Porto e colaboradores (2005), que..."

ou seja:

  1. em ordem cronológica e, para o mesmo ano, em ordem alfabética;
  2. citando-se o sobrenome do autor em trabalhos com até dois autores e usando-se o primeiro autor seguido de "et al." (quando a citação vem eentre parênteses) ou "e colaboradores" (quando apenas o ano vem entre parênteses) no caso de três ou mais autores;
  3. utilizando-se & no caso de dois autores;
  4. separando as citações por vírgula.
  • Na seção Refrências, a citação deve seguir o padrão abaixo:

QUANDO SE TRATAR DE ARTIGOS:

Andrén H 1994. Effects of habitat fragmentation on birds and mammals in landscapes with different proportions of suitable habitat: a review. Oikos 71(3): 355-366. http://dx.doi.org/10.2307/3545823

Denoël M & Ficetola GF 2007. Landscape-level thresholds and newt conservation. Ecological Applications 17(1): 302-309. http://dx.doi.org/10.1890/1051-0761(2007)017[0302:LTANC]2.0.CO;2

Klein AM, Vaissière BE, Cane JH, Steffan-dewenter I, Cunningham SA, Kremen C, Tscharntke T 2007. Importance of pollinators in changing landscapes for world crops. Proceedings of the Royal Society B - Biological Sciences 274(1608): 303-313. http://dx.doi.org/10.1098/rspb.2006.3721

QUANDO SE TRATAR DE CAPÍTULOS DE LIVROS:

Uhl C, Bezerra O, Martini A 1993. An ecosystem perspective on threats to biodiversity in Eastern Amazonia. In CS Potter, JI Cohen, D Janczewski [Eds]. Perspectives on biodiversity: case studies of genetic resource conservation and development. AASS Press, Washington DC.

QUANDO SE TRATAR DE LIVROS:

 

Verweij P, Schouten M, van Beukering P, Triana J, van der Leeuw K, Hess S 2009. Keeping the amazon forests standing: a matter of values. WorldWide Fund for Nature (WWF), Netherlands, Zeist. 70 pp. http://www.wwf.se/source.php/1229304/Keeping%20the%20Amazon%20forests%20standing.pdf

 

Todas as referências vinculadas ao identificador de objetos digitais DOI da CrossRef devem indicar esse código. Para consultar os códigos, utilize o "Simple text querry form" disponível em http://www.crossref.org/SimpleTextQuery/. Você precisará apenas cadastrar seu email (use o link "sign up for a free acount"), copiar a lista de referências de seu artigo e colá-la no campo do formulário e submeter a consulta. Ao obter o resultado, cheque se os DOI resgatados conferem com as referências clicando nos links.

Referências que não possuam o código DOI mas que estejam disponíveis na internet deverão ser seguidas pelo endereço eletrônico do texto.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

É permitida a inclusão de documentos suplementares desde que tenham o potencial de ampliar o interesse dos leitores pelo trabalho. Esses documentos devem ser intitulados "Apêndices" e numerados seguindo o padrão para tabelas, figuras e quadros. Cada apêndice deve ser apresentado em um arquivo separado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permite uso, distribuição e reprodução sem fins comerciais emqualquermídia, contanto queos autores e fonte sejam creditados.  

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.