Monitoramento: uma proposta integrada para avaliação do sucesso em projetos de restauração ecológica

Dary Moreira Gonçalves Rigueira, Eduardo Mariano-Neto

Resumo


Que problema ambiental é foco deste trabalho? O monitoramento dos resultados de projetos de restauração ecológica demandados pelos órgãos ambientais (e.g., medidas compensatórias; planos de recuperação de áreas degradadas) é central para a avaliação de seu sucesso. Contudo, ele raramente inclui medidas de sustentabilidade do ecossistema em restauração.
Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução? Através de consulta à literatura científica sobre o assunto, produzimos uma matriz de indicadores facilmente utilizável para avaliar a sustentabilidade das populações e dos processos responsáveis por sua manutenção em áreas sob restauração.
Qual é a principal conclusão do trabalho? Indicadores dedicados a avaliar parâmetros estruturais da vegetação (e.g., crescimento de árvores) não são capazes de inferir sobre a automanutenção do ecossistema. Desse modo, indicadores da funcionalidade do sistema (e.g., fluxos biológicos; recrutamento de plântulas), de certas mudanças na composição da comunidade (e.g., aparecimento das novas formas de vida e táxons) e de mudanças socioeconômicas.(e.g., aderência pelos proprietários; geração de renda) deveriam ser usados.

Palavras-chave


Biomonitoramento; Estrutura Vegetal; Parâmetros Funcionais; Processos Ecológicos; Recuperação; Reflorestamento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7724/caititu.v1i1.5124

____________________________________________________
Revista CAITITU 
 - aproximando pesquisa ecológica e aplicação

ISSN online: 2318-504X