No folclore brasileiro, o caititu, uma espécie de porco silvestre, é a montaria do Curupira, entidade à qual se atribui a proteção da floresta e dos animais contra aqueles que não respeitam a natureza. A Revista CAITITU - aproximando pesquisa ecológica e aplicação objetiva cumprir uma missão semelhante à do personagem que lhe dá o nome: ser um veículo que contribua com a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade.

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação é uma publicação associada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (NUPECBIO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento (www.ecologia.ufba.br), ambos do Instituto de Biologia (www.biologia.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (www.ufba.br).

A missão central da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação é a de contribuir para a solução de problemas ambientais brasileiros. Sua estratégia para cumprir sua missão é a de fomentar a integração entre o conhecimento científico produzido e articulado na academia e o conhecimento prático produzido e articulado nas outras diversas instituições que atuam na temática ambiental. Nossa expectativa é a de que essa integração amplie a eficiência das medidas adotadas para solucionar os problemas ambientais.

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação inclui cinco seções: (I) Editorial, que veicula as posições e opiniões de seus editores, (II) Artigos Convidados, dedicada à veiculação de textos técnicos ou de opinião produzidos a convite dos editores, (III) Artigos, dedicada à veiculação de artigos técnicos originais submetidos por seus respectivos autores, (IV) Reportagens, dedicada à veiculação de reportagens produzidas pela equipe da revista e (V) Entrevistas, dedicada à veiculação de entrevistas produzidas pela equipe da revista. O sítio da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação inclui ainda um setor de Notícias, dedicado à veiculação, pelos editores, de notícias de interesses dos leitores da revista.

Restrita a textos produzidos pelos editores da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Convidados

Restrita a textos técnicos ou de opinião produzidos a convite dos Editores da Revista.

Essa seção se destina à publicação de documentos que discutam ou apresentem soluções a problemas ambientais. Inclui textos submetidos pelos próprios autores expontaneamente ou por sugestão dos editores.

• Francisco Barros
  • Charbel El-Hani
  • Hilton Japyassú
  • Eduardo Mariano-Neto
  • Renata Pardini

Reportagens

Textos produzidos pela equipe de apoio aos editores.

• Clarissa Pinto-Leite
  • Tiago Porto

Entrevistas realizadas pela equipe de apoio aos editores.

• Clarissa Pinto-Leite
  • Tiago Porto

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

Os textos veiculados na seção "Artigos" são publicados após passarem por um sistema de avaliação que inclui duas etapas:

(a) Avaliação editorial preliminar (realizado por um Editor), que tem por objetivo analisar a adequação geral do Artigo submetido ao perfil da revista;

(b) Avaliação por pares (realizada normalmente por dois avaliadores definidos pelo Editor responsável), que tem por objetivo realizar uma análise mais detalhada do Artigo, indicando ou não sua aprovação para publicação, e sugerir alterações julgadas pertinentes para garantir uma comunicação mais eficiente com os leitores.

Os avaliadores dos Artigos são escolhidos pelo Editor responsável de modo a incluir, normalmente, um pesquisador e um avaliador do setor de aplicação. A avaliação é cega, ou seja, as identidades de avaliadores e autores são mantida em sigilo durante o processo de avaliação.

O processo de avaliação deve durar, em média, 30 dias desde a submissão.

DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO

No processo de avaliação, um Artigo será julgado adequado caso cumpra os seguintes critérios:

(i) Apresente uma caracterização clara do problema ambiental tratado;

(ii) Demonstre claramente a integração entre conhecimento científico e aplicação no contexto de resolução do problema ambiental;

(iii) Demonstre a qualidade de sua contribuição para o encaminhamento da solução do problema ambiental;

(iv) Seja capaz de se comunicar adequadamente com leitores que possuam diferentes perfis de formação.

O resultado do processo de análise por um avaliador é um texto que indica sua aprovação ou não do Artigo para publicação na Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação. Tal decisão será expressa com base em um texto que avalie o Artigo quanto aos quatro critérios citados acima. A aprovação pode ser condicional e, nesse caso, serão apresentadas diretrizes para a realização das alterações no Artigo.

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação publica textos de acesso livre distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons, que permite uso, distribuição e reprodução sem fins comerciais em qualquer mídia, contanto que os autores e fonte sejam creditados.

Os trabalhos da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 3.0 Não Adaptada.