Políticas Editoriais

Foco e Escopo

No folclore brasileiro, o caititu, uma espécie de porco silvestre, é a montaria do Curupira, entidade à qual se atribui a proteção da floresta e dos animais contra aqueles que não respeitam a natureza. A Revista CAITITU - aproximando pesquisa ecológica e aplicação objetiva cumprir uma missão semelhante à do personagem que lhe dá o nome: ser um veículo que contribua com a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade.

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação é uma publicação associada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (NUPECBIO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento (www.ecologia.ufba.br), ambos do Instituto de Biologia (www.biologia.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (www.ufba.br).

A missão central da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação é a de contribuir para a solução de problemas ambientais brasileiros. Sua estratégia para cumprir sua missão é a de fomentar a integração entre o conhecimento científico produzido e articulado na academia e o conhecimento prático produzido e articulado nas outras diversas instituições que atuam na temática ambiental. Nossa expectativa é a de que essa integração amplie a eficiência das medidas adotadas para solucionar os problemas ambientais.

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação inclui cinco seções: (I) Editorial, que veicula as posições e opiniões de seus editores, (II) Artigos Convidados, dedicada à veiculação de textos técnicos ou de opinião produzidos a convite dos editores, (III) Artigos, dedicada à veiculação de artigos técnicos originais submetidos por seus respectivos autores, (IV) Reportagens, dedicada à veiculação de reportagens produzidas pela equipe da revista e (V) Entrevistas, dedicada à veiculação de entrevistas produzidas pela equipe da revista. O sítio da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação inclui ainda um setor de Notícias, dedicado à veiculação, pelos editores, de notícias de interesses dos leitores da revista.

 

Políticas de Seção

Editorial

Restrita a textos produzidos pelos editores da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Convidados

Restrita a textos técnicos ou de opinião produzidos a convite dos Editores da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Essa seção se destina à publicação de documentos que discutam ou apresentem soluções a problemas ambientais. Inclui textos submetidos pelos próprios autores expontaneamente ou por sugestão dos editores.

Editores
  • Francisco Barros
  • Charbel El-Hani
  • Hilton Japyassú
  • Eduardo Mariano-Neto
  • Renata Pardini
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reportagens

Textos produzidos pela equipe de apoio aos editores.

Editores
  • Clarissa Pinto-Leite
  • Tiago Porto
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Entrevistas realizadas pela equipe de apoio aos editores.

Editores
  • Clarissa Pinto-Leite
  • Tiago Porto
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

Os textos veiculados na seção "Artigos" são publicados após passarem por um sistema de avaliação que inclui duas etapas:

(a) Avaliação editorial preliminar (realizado por um Editor), que tem por objetivo analisar a adequação geral do Artigo submetido ao perfil da revista;

(b) Avaliação por pares (realizada normalmente por dois avaliadores definidos pelo Editor responsável), que tem por objetivo realizar uma análise mais detalhada do Artigo, indicando ou não sua aprovação para publicação, e sugerir alterações julgadas pertinentes para garantir uma comunicação mais eficiente com os leitores.

Os avaliadores dos Artigos são escolhidos pelo Editor responsável de modo a incluir, normalmente, um pesquisador e um avaliador do setor de aplicação. A avaliação é cega, ou seja, as identidades de avaliadores e autores são mantida em sigilo durante o processo de avaliação.

O processo de avaliação deve durar, em média, 30 dias desde a submissão.

DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO

No processo de avaliação, um Artigo será julgado adequado caso cumpra os seguintes critérios:

(i) Apresente uma caracterização clara do problema ambiental tratado;

(ii) Demonstre claramente a integração entre conhecimento científico e aplicação no contexto de resolução do problema ambiental;

(iii) Demonstre a qualidade de sua contribuição para o encaminhamento da solução do problema ambiental;

(iv) Seja capaz de se comunicar adequadamente com leitores que possuam diferentes perfis de formação.

O resultado do processo de análise por um avaliador é um texto que indica sua aprovação ou não do Artigo para publicação na Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação. Tal decisão será expressa com base em um texto que avalie o Artigo quanto aos quatro critérios citados acima. A aprovação pode ser condicional e, nesse caso, serão apresentadas diretrizes para a realização das alterações no Artigo.

 

Política de Acesso Livre

A Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação publica textos de acesso livre distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons, que permite uso, distribuição e reprodução sem fins comerciais em qualquer mídia, contanto que os autores e fonte sejam creditados.

Os trabalhos da Revista CAITITU  - aproximando pesquisa ecológica e aplicação são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Licença Creative Commons

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...