A representação visual da moda nos suportes gráficos

Amanda Queiroz Campos, Richard Perassi Luiz de Sousa

Resumo


O sistema da moda é amplo e variado, contudo, o setor mais reconhecido pelo público como produtor de moda é o de vestuário, desenvolvendo insumos têxteis e peças indumentárias. A visualidade gráfica ocupa lugar proeminente na criação de peças do vestuário, porque tradicionalmente os estudos criativos e a apresentação dos modelos são feitos por meio de desenhos ou croquis, como a primeira etapa da criação de uma coleção de vestuário da moda. A difusão de imagens digitais via internet ampliou a influência da linguagem gráfica na sociedade atual. Mas, toda a visualidade do vestuário, com início nos croquis e divulgação através de revistas, tradicionalmente, é interpretada a partir dos elementos básicos da representação visual, conceitualmente denominados como: ponto, linha, plano e mancha. Esses elementos expressam qualidades óptico-perceptíveis denominadas como: configurações, cores, tonalidades e texturas visuais. A organização dos elementos básicos para expressar as qualidades perceptíveis possibilita o desenho ou a informação gráfica de figuras, representando peças do vestuário como: calças, saias ou blusas. Nos suportes planos, impressos ou digitais, ainda, há sugestões de volumes ou profundidades, proporções, equilíbrio visual e outras, propiciando informações estético-simbólicas a respeito do que é vestuário e do que é moda. De maneira consciente ou intuitiva, para organizar os aspectos compositores, perceptivos e representativos da visualidade, o reconhecimento e o domínio da sintaxe visual são necessários na percepção estética e na interpretação simbólica dos produtos da moda. Pois, as diferenças visuais também expressam os aspectos técnico-estilísticos, que distinguem as coleções, os estilistas e as marcas, na cultura do mercado da moda.

Palavras-chave


Sintaxe gráfica, Design de Moda. Cultura Digital

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Cultura Visual

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