A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX

Telma Cristina Damasceno Silva Fath

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa teórica desenvolvida no Mestrado de Artes Visuais. O texto tem como finalidade analisar a assimilação da linguagem fotográfica na pintura dos artistas baianos: Manuel Lopes Rodrigues (1860 – 1917), Presciliano Silva (1883 – 1965) e Alberto Valença (1890 – 1983). Estes pintores durante formação acadêmica na Europa absorveram as tendências impressionistas da época. Para isso, foi necessário, também, abordar fatos históricos referentes ao movimento impressionista francês e assim como o surgimento da fotografia nas primeiras décadas do sec. XIX, aliado as transformações significativas que a Revolução Industrial trouxe para sociedade europeia, fato que provocou mudanças expressivas no olhar dos artistas deste período.

Palavras-chave


Assimilação; Impressionismo; Linguagem Fotográfica; Transformação.

Texto completo:

PDF


Cultura Visual

ISSN 2175-084X (versão eletrônica) ISSN 1516-893X (versão impressa)
Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)
R. Araújo Pinho 212, Canela, Salvador-Bahia-Brasil, 40110-150
Tel.: (71) 3283-7923 Fax: (71) 3283-7916
Email: mesarte@ufba.br