A contribuição dos 'olhares CTS' para a teoria do design

Suelen Christine Caviquiolo, Gilson Leandro Queluz

Resumo


A partir de estudos dedicados às relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) pretendemos discutir as dimensões socio-culturais dos projetos de conclusão de um curso de graduação em design de produtos. Empregando abordagens que negam o determinismo da tecnologia e enfatizando a sua construção social, buscamos mostrar os diferentes grupos de pessoas e interesses envolvidos no projeto de um artefato e de que maneira eles são negociados e orientados por tradições. A negociação do processo de projeto também se mostrou presente em nossa leitura de textos e imagens dos trabalhos de conclusão de curso. Neles, diferentes concepções de sociedade e objetivos acabam por serem inscritos ou traduzidos nas representações do artefato projetado e na prospecção de seu uso. Concluímos, portanto, que o campo CTS nos oferece outras possibilidades para pensar criticamente o projeto de produtos para a sociedade, em dimensões ainda pouco exploradas pelos/as autores/as dedicados/as ao design.

Palavras-chave


teoria do design; Estudos de ciência, tecnologia e sociedade; Construção social da tecnologia; Trabalhos de Conclusão de Curso

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Cultura Visual

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