Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cultura Visual?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA A REVISTA CULTURA VISUAL É EXCLUSIVA PARA PESQUISADORES COM TITULAÇÃO DE MESTRE OU DOUTOR, ALÉM DE ESTUDANTES DE DOUTORADO, aceitando-se trabalhos em co-autoria onde ao menos um dos autores se enquadre nas condições citadas. A comprovação de titulação ou matrícula em pós-graduação em nível de doutoramento deve ser enviada juntamente com o trabalho, no último passo de submissão, por meio de documentação suplementar. Exceções a esta regra poderão ser decidas pelo Conselho Editorial da Revista. Os autores poderão solicitar uma análise do Conselho, na seção de “comentários ao editor”, no início do processo de submissão de artigos.

Baixe o Guia Visual do processo de submissão de trabalhos em formato PDF.

Metodologia de Submissão de Artigos

Os trabalhos enviados serão avaliados de acordo com a linha editorial da revista. Os autores deverão informar logo na primeira página, antes do título, a linha para a qual o trabalho está sendo submetido:


  • História da arte brasileira;
  • Processos criativos nas artes visuais;
  • Concepção, produção, teoria e crítica do design.

a. os autores dos trabalhos submetidos não poderão ser identificados no corpo do texto, em atendimento ao requisito de avaliação cega adotado. Notas e citações que possam remeter à identidade dos autores deverão ser excluídas do texto.

ATENÇÃO: em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar;

b. os textos dos artigos deverão ser enviados em formato Word plataforma PC (i.e. extensão *.doc ou *.rtf), em espaço simples, sem recuos e alinhados à esquerda, entre 5.000 (cinco mil) e 7.000 (sete mil) palavras, incluindo neste total as referências bibliográficas e notas explicativas. Os artigos serão submetidos por meio do site da revista: http://www.culturavisual.ufba.br (Tamanho máximo de arquivos: 2 MB)

c. os artigos devem obrigatoriamente conter Título em Português e Título em Inglês.

d. os artigos também devem ser acompanhados de um Resumo em Português e Abstract em Inglês, que sintetizem os propósitos, métodos e conclusões, com até 150 (cento e cinquenta) palavras cada;

e. em seguida ao resumo, os autores devem apresentar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave em Português, com sua respectiva tradução para o Inglês.

f. o formato de página adotado é A4 (21,0 x 29,7 cm), com todas as margens 2,5 cm, corpo de texto 12pt, fonte Times New Roman, entrelinha simples.

g. as imagens integrantes do artigo devem ser diagramadas no próprio arquivo word, acompanhadas de um sucinto texto explicativo de seu conteúdo, com copyright ou indicação da fonte, exatamente do modo que serão exibidas (inserir imagens com qualidade de impressão, em tons de cinza - grayscale);

h. as notas devem ser evitadas, porém em caso de extrema necessidade, devem ser de natureza explicativa (não bibliográfica) e reduzidas ao mínimo necessário, deverão ser incluídas no rodapé de cada página. As menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (autor-data, página). Segundo as normas ABNT, as citações literais devem obrigatoriamente indicar a página da fonte citada;

i. os autores deverão PREENCHER O PERFIL DO AUTOR NO SITE DA REVISTA, apresentando um resumo do curriculum vitae, com até 150 (cento e cinqüenta) palavras e endereço eletrônico e físico para contatos, na forma de texto corrido (não utilizar bullets e tópicos);

j. ENVIAR EM DOCUMENTO SUPLEMENTAR A COMPROVAÇÃO DE TITULAÇÃO OU MATRÍCULA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE DOUTORADO, na última etapa de submissão. Este arquivo deverá ser enviado em formato PDF ou JPG, dentro do limite de 2MB, contendo um scanner do diploma de mestre ou doutor, ou o comprovante de matrícula;

k. as referências serão apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas usuais da ABNT (NBR 6023). Apresentam-se, a seguir, exemplos de referências adotados na revista (ABNT):


Livro (único autor)
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.


Livro (dois autores)
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.


Livro (mais de três autores)
MAGOSSI, L. et al. Poluição das águas. 14a ed. São Paulo: Moderna, 1990.


Capítulo de Livro
PIRES, M. A trajetória do conceito de desenvolvimento sustentável na transição de paradigmas. In: DUARTE, L.; BRAGA, M. (orgs.). Tristes cerrados: sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998, p. 65-77.


Artigo em Revista
MARGOLIN, V. Um modelo social de design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco, v.I, n.1, Salvador: EDUNEB, 2004, p. 43-48.


Revista (considerada no todo)
REVISTA DESIGN EM FOCO. Salvador: EDUNEB, 2004 - . Semestral. ISSN 1807-3778.


Artigo em Revista eletrônica
REDIG, J. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. In: Revista Brasileira de Design da Informação, v.I, n.1, 2004. Disponível em: < http://www.infodesign.org.br/v01/pdf/JRedig01-2004PdV_p47-56.pdf>. Acesso em: 10/06/06.


Trabalhos apresentados em congressos
PEREIRA, H.; SOUZA, P. Usabilidade de Sistemas de Informação: usando a pesquisa qualitativa na definição de requisitos. In: Anais do SUCESU 2004, Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações. Florianópolis: SUCESU, 2004.


Dissertação ou tese
SOUSA, C. Impacto ambiental: parâmetro para projeto de embalagens – o caso do plástico. Tese de doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2000.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
  7. A comprovação de titulação de mestre, doutor ou doutorando [diplomas ou comprovante de matrícula em curso regular de pós-graduação em nível de doutorado] está em formato PDF ou JPG com arquivo que não ultrapassa 2MB. Este arquivo deverá ser enviado na etapa de documentação complementar ao artigo submetido.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores de trabalhos submetidos à Revista Cultura Visual autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, para fins acadêmicos. Os autores concordam, também, com a distribuição dos artigos por bases indexadoras nacionais e internacionais, com ou sem fins lucrativos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.