Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Apresentação
A revista Cultura Visual, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e dedica-se à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditos de autores selecionados, entrevistas, bem como textos de autores convidados pelo Conselho Editorial. Trata-se de um projeto editorial contínuo e sistemático que vem contribuindo há mais de uma década para o intercâmbio de pesquisadores e para a difusão da pesquisa em artes visuais.

Linha Editorial

A Revista Cultura Visual publica trabalhos originais de pesquisa e reflexões nas seguintes áreas temáticas:

a. História e teoria da Arte
Abrange a pesquisa da história das artes visuais na sua interdisciplinaridade, enfatizando os diferentes aspectos da rica cultura brasileira.
b. Processos de criação artística
Aborda a produção artística de atelier, dentro de uma total pluralidade de linguagens contemporâneas, onde o fazer artístico surge da investigação interdisciplinar, tornando teoria e prática indissociáveis.
c. Arte e Design: processos, teoria e história
As pesquisas terão foco na contextualização das transformações decorrentes da atividade de Design no Brasil e no mundo, contemplando investigações acerca dos aspectos metodológicos e conceituais do design nas dimensões histórica, cultural, social, tecnológica, ambiental e econômica, determinantes de nossa cultura material em suas inter-relações com a arte.

Categorias de estudos
Os trabalhos submetidos ao Conselho Editorial da Revista Cultura Visual devem ser enquadrados nas seguintes categorias:


a. artigos resultantes de pesquisa científica no campo das artes visuais e do design e/ou reflexões: análises e discursos de construções teóricas que contribuam para a compreensão dos modelos existentes e suscitem elaborações de hipóteses para futuras pesquisas;
b. revisões críticas de literatura relativas a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Pesquisa em Artes Visuais e Design no Brasil e no mundo;
c. entrevistas com profissionais e lideranças relevantes este campo do saber.

Idiomas da publicação
A publicação tem trabalhos em português, com resumo (i.e. abstract) e palavras-chave (i.e. keywords) em inglês. A versão eletrônica da revista prevê a tradução de artigos para outros idiomas (inglês, francês, espanhol).

Considerações Éticas
a. A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor(es);
b. Os casos de plágio serão encaminhados à Comissão de Ética do órgão de classe do autor;
c. Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte de membros do Conselho Editorial e consultores ad hoc;
d. Os artigos publicados são de propriedade dos Editores/Organizadores, podendo ser reproduzidos total ou parcialmente com indicação da fonte. Exceções e restrições de copyright são indicadas em nota de rodapé;
e. Os autores assinarão um termo de cessão de direitos autorais para publicação dos artigos e memoriais aprovados.
f. A revisão ortográfica dos trabalhos submetidos é de responsabilidade dos autores.

 

Políticas de Seção

Editorial

Seção exclusiva para os editores da revista. Aqui apresenta-se o conteúdo de cada edição lançada.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Selecionados / Selected Articles

Artigos submetidos ao conselho editorial envolvendo uma das linhas da revista:
a) História da Arte Brasileira;
b) Processos Criativos nas Artes Visuais; e
c) Concepção, Produção, Teoria e Crítica do Design.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Convidados / Invited Articles

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas / Interview

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas / Review

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

a. A prioridade de publicação é dada aos trabalhos inéditos (i.e. trabalhos não previamente publicados em outros fóruns), que contribuam significativamente para o desenvolvimento da Pesquisa em Artes Visuais e Design, a produção de conhecimento técnico-científico e reflexões nas áreas temáticas apresentadas como linha editorial da revista. Exceções serão feitas aos trabalhos considerados relevantes pelos editores/organizadores, que tenham sido unicamente publicados em língua estrangeira (i.e. fóruns internacionais).
b. Os trabalhos submetidos para publicação serão avaliados pelo Conselho Editorial, em conjunto com consultores ad hoc (i.e. comitê científico por temática);
c. Todos os autores serão informados da aceitação, recusa ou aceitação condicional dos artigos submetidos, segundo barema de avaliação proposto pelo Conselho Editorial;
d. Os trabalhos serão analisados por pares, passando por pelo menos dois avaliadores;
e. Os conselheiros não terão acesso aos nomes de autores e instituições que submeteram os trabalhos, adotando-se no processo de avaliação a revisão duplamente cega (i.e. double blind review);
f. Eventuais sugestões em trabalhos aceitos, para modificações relativas à estrutura e/ou conteúdo, deverão ser notificadas ao autor, que se encarregará de fazê-las no prazo estabelecido pelos Editores/Organizadores da Publicação.

Critérios de julgamento de trabalhos
Os trabalhos submetidos à Cultura Visual serão pontuados por meio de uma escala de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos, sendo cada item avaliado com uma pontuação específica.

Adotam-se os seguintes referenciais para julgamento:

0 a 17 - Recusado. Autor deve ser informado quanto aos principais motivos da recusa.

18 a 23 - Trabalho Condicionalmente Aceito. Autor deverá ser instruído quanto a modificações de forma e/ou conteúdo do artigo para resubmissão ao Comitê Editorial.

24 a 30 - Aceito.

ITENS
I. Originalidade e Relevância do Tema (0 a 3 pontos)
Contribuição para o desenvolvimento da Pesquisa em Artes Visuais e Design, com análise crítica de processos e teorias pré-existentes, fortalecimento da área.

II. Aderência à Linha Editorial da Revista (0 a 3 pontos)
Aderência a uma das linhas:
a. História da Arte Brasileira;
b. Processos Criativos nas Artes Visuais;
c. Concepção, Produção, Teoria e Crítica do Design.

III. Encadeamento de idéias / organização do trabalho (0 a 7 pontos)
Organização formal do texto, sequência e encadeamento das informações, rigor metodológico do trabalho.

IV. Conteúdo (0 a 7 pontos)
Relevância e estruturação formal do pensamento apresentado no conteúdo do artigo, com posicionamento original do autor e referenciação adequada aos trabalhos científicos considerados essenciais para a temática proposta (considerar, por exemplo, a atualização das referências, i.e. estado da arte; condena-se, na revista, o uso de longas citações, sem um posicionamento concreto do autor).

V. Redação / Clareza (0 a 5 pontos)
Adequação redacional do texto (ortografia, concordâncias nominais e verbais, links e completude dos parágrafos).

VI. Adequação das normas técnicas (0 a 5 pontos)
Rigor científico quanto a citações e referências a outros autores, bem como a normalização bibliográfica adotada pela revista.

 

Periodicidade

A revista Cultura Visual, produzida prioritariamente na versão eletrônica, é editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e dedica-se à publicação de artigos, resenhas e entrevistas inéditas de autores selecionados, bem como textos de pesquisadores convidados pelo Conselho Editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os leitores deverão se cadastrar no portal da revista para ter acesso aos arquivos publicados em formato PDF.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Qualificação da Revista

B1 Artes/Música | Interdisciplinar | Ciências Sociais Aplicadas I
Mais detalhes em: Webqualis

Fator de Impacto
2.728
(Scientific Journal Impact Factor Value for 2012)