Editorial

Wagna Piler Carvalho dos Santos

Resumo


Esta edição da Revista Cadernos de Prospecção conta com 18 (dezoito) artigos nas seções Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (5), Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos (11) e Indicações Geográficas (2). Os trabalhos selecionados foram também apresentados no Congresso Internacional do PROFNIT® – Congresso de Prospecção Tecnológica, na sua oitava edição (VIII ProspeCT&I 2018) do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT/FORTEC (www.profnit.org.br). Ainda, em conjunto com o Congresso Internacional, aconteceram Treinamento do SISGEN/MMA, Reunião FORTEC – NE, V Workshop Tech Mining e Inovação, V Encontro das Pós-Graduações em PI&TT e Inovação, Reunião sobre internacionalização do PROFNIT®: Memorando de Intenções ISEG/UL/PT & PROFNIT/FORTEC/BR e o XV Seminário Brasil Portugal.

O VIII PROSPECT&I – Congresso Internacional do PROFNIT®, organizado pela Associa- ção Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aconteceu no período de 13 a 18 de agosto de 2018, na cidade de Maceió - Alagoas e contou com cerca de 550 inscritos. Foi uma das edições, até o momento, mais densas quanto à programação e número de participantes, bem como diversificada quanto à presença de diferentes instituições da sociedade civil e governamental: empresas, Ministérios, Universidades, Institutos Federais, Sistema S, etc. Ou seja, o evento promoveu a interação dos entes do Sistema Nacional de Inovação, corroborando para o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico e voltando-se para a solução de problemas brasileiros.

Os artigos desta edição concentram-se em analisar a produção de indicadores de propriedade industrial do setor acadêmico, a relação entre a academia e o setor produtivo, passando pela área de Ensino da Propriedade Intelectual e do Empreendedorismo como estímulo à inovação. Nos tópicos referentes a Prospecções Tecnológicas são exploradas diferentes áreas tecnológicas (Mecânica, Biotecnologia, Energia, Saúde, etc.), além dos estudos do potencial de produtos e serviços por indicações geográficas nacionais. Tudo isso demonstra a diversidade de conhecimento gerado no âmbito das instituições e do Programa de Pós-graduação, o que vem ao encontro da missão do PROFNIT®, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação (setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.). No contexto atual nacional, toda ação de incentivo à pesquisa e desenvolvimento é de grande importância, frente às dificuldades impostas pela crise político-econômica que vem atingindo diretamente o setor acadêmico público, bem como o setor empresarial, devido à falta ou efetividade de políticas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico, políticas essas necessárias ao estímulo da produção de produtos e serviços considerados inovações no mercado, as quais são fundamentais para a autonomia e sustentabilidade socioeconômica do país.

A Revista Cadernos de Prospecção contribui para o fortalecimento do Sistema de Inovação, e esta edição visa a consolidar o Periódico enquanto meio de divulgação dos resultados da pesquisa e desenvolvimento científicos e tecnológicos nacionais que envolvam Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Que esta edição da Revista Cadernos de Prospecção seja profícua aos leitores e pesquisadores.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i4.28490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)