PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA NA ÁREA DE RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO

Lívia Santos Simões, Elias Ramos de Souza, Paulo Fernando Almeida

Resumo


A inovação é um fator de desenvolvimento econômico e diferencial que agrega potencial à competitividade das organizações e dos países. É um processo dinâmico, executado por vários atores que geralmente operam num ciclo composto por etapas distintas relativas a pesquisa, desenvolvimento e difusão, resultando em novos produtos, serviços e processos. A diversidade dos agentes envolvidos e sua permanente interação com o ambiente externo, cada vez mais intrincado, demandam novas abordagens para o entendimento do processo de inovação. Nesse decurso, a metodologia de análise de redes sociais e complexas surge como um possível suporte. Com o objetivo de investigar essa aplicação, foi feito um estudo do ciclo de inovação na área de Recuperação Avançada de Petróleo, com base em patentes. Esse texto apresenta os resultados desse estudo, frutos de aplicações feitas a partir de uma breve aproximação à essa metodologia, fundamentados na revisão bibliográfica sobre inovação e propriedade intelectual.


Palavras-chave


Inovação. Ciência das Redes. Recuperação Avançada de Petróleo

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P.; SOUZA.E. Desenvolvimento e aplicação de processos biotecnológicos in situ para a recuperação de petróleo em campos maduros. Anais Rio Oil and Gas. Rio de Janeiro, 2010

BARABASI, A. L.; ALBERT, R. Emergence of scaling in random networks. Science, v. 286, p. 509-512, Out.1999.

BARABÁSI, A. L. Linked: How everything is connected to everything else and what it means for business, science and everyday life. Plume. 2003.

DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change, Research Policy, v. 11, p.147-162, 1982

GUERREIRO, E.S; Daltro, L.M; Ribeiro, N.M.; RAMOS DE SOUZA, E. Análise de documentos de patentes sobre copaíba: uma comparação entre fontes de dados. Cadernos de Prospecção, v. 11, n. 1, p.26-40, jan-mar.2018.

LATAPY, M.; MAGNIEN, C.; VECCHIO, N. Basic notions for the analysis of large two-mode, Social Networks, v. 30, p. 31-48, 2008.

MARQUES, R. M. Contribuições à critica da propriedade intelectual - Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 Ago. 2017.

MATTOS, J.; GUIMARÃES L. Gestão da Tecnologia, São Paulo. Editora Saraiva: 2005

VARGAS, E., ZAWISLAK, P. Inovação em serviços no paradigma da economia do aprendizado: a pertinência de uma dimensão espacial na abordagem dos sistemas de inovação. Revista de Administração Contemporânea. v. 10, n. 1, p. 139-159, Jan/Mar 2006.

VARGAS, E., ZAWISLAK, P. Inovação em serviços no paradigma da economia do aprendizado: a pertinência de uma dimensão espacial na abordagem dos sistemas de inovação – Revista de Administração Contemporânea. Curitiba: Jan/Mar 2006




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i2.27304

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)