ANÁLISE E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS PARA APLICAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO COMO CONSERVANTE NATURAL

Jacyelli Cardoso Marinho dos Santos, Alain Charles de Melo Alves, Jose Nilton Silva

Resumo


O presente artigo trata do monitoramento de tecnologias associadas com a aplicação do ácido ascórbico, a partir da busca de informações em bancos de patentes, utilizando a plataforma PatentInspiration®. O ácido ascórbico é um nutriente essencial e necessário para várias reações metabólicas, sendo uma substância importante por seu caráter antioxidante, podendo desta forma ser utilizado como conservante natural de alimentos, cosméticos e fármacos. O pressente estudo trata do levantamento das tecnologias, aplicando como critério de busca uma associação de palavras chaves: ácido ascórbico, natural e conservante. O período considerado foi de 2000 a 2018/6, resultando em um total de 9603 patentes depositadas, sendo o ano de 2014 o maior número de depósito. A principal tecnologia de aplicação do ácido ascórbico como conservante natural foi a formulação de conservantes acrescido de outros aditivos e antioxidantes naturais, além disto, foi a aplicação destas tecnologias se concentra na indústria alimentícia.

ANÁLISE E MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DAS TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS PARA APLICAÇÃO DO ÁCIDO ASCÓRBICO COMO CONSERVANTE NATURAL


Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, P. A. BOBBIO, F.O. Química do processamento de alimentos. 2.ed. São Paulo: Varela, 1992. 151p.

BIANCHI, M. de L. P. ANTUNES, L.M. G. Radicais Livres e os Principais Antioxidantes da Dieta. Revista de Nutrição, Campinas, v.12, n.2, p.123-130, maio/ago. 1999.

COULTATE, T.P. Alimentos: A química de seus componentes. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 368p.

GORBACHEV, M. Somos todos estudantes e nosso professor é a vida e o tempo. Rússia (Federação Russa), 2014.

CARUSO, L.A.; TIGRE, P.B. (Org.). Modelo SENAI de prospecção: documento metodológico. Montevideo. Ed. CINTERFOR/OIT, 2004.

PINHEIRO. D.M; PORTO. K.R de A; MENEZES, M. e da S. A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Série - Conversando sobre Ciências em Alagoas, Ed. EDUFAL, p. 52. 2005.

PEREIRA, R. P. Ácido Ascórbico – características, mecanismos de atuação e aplicações na indústria de alimentos. 2008. 40 P. (Trabalho de Conclusão de Curso), Departamento de Química de alimentos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p 40. 2008.

QUINTELLA, C. M.; MEIRA, M.; GUIMARÃES, A. K.; TANAJURA, A. S.; DA SILVA, H. R. G. Prospecção Tecnológica como uma Ferramenta Aplicada em Ciência e Tecnologia para se Chegar à Inovação. Revista Virtual de Química Volume 3. 2011.

VANNUCCHI, H; ROCHA, M.M. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes- Ácido ascórbico (Vitamina C). International Life Sciences Institute do Brasil. Vol 21. 2012.

TEIXEIRA, P.T.; Prospecção Tecnológica: importância, métodos e experiências da Embrapa no Cerrado. Documentos 317. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa cerrados. Planaltina, DF, 2013.

ROSA, J.S da; GODOY, R.L.O; NETO, J.O; CAMPOS, R.S; MATTA, V.M da; FREIRE, C.A; SILVA, A.S; SOUZA. R.S. Desenvolvimento de um método de análise de vitamina C em alimentos por cromatografia líquida de alta eficiência e exclusão iônica. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.27258

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)