PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE MÉTODOS DE CONTROLE DO MOSQUITO Aedes aegypti

Sidnei Cerqueira dos Santos, Lorena Carmem M. Paz, Matheus Oliveira Assunção Lima

Resumo


Os surtos recorrentes de doenças causadas pelo Aedes aegypti tornaram-se um grande problema de saúde pública em vários países. Como resultado, vários métodos estão sendo desenvolvidos para controle do mosquito, como químicos, mecânicos e biológicos. O objetivo deste trabalho foi fazer o levantamento de dados tecnológicos com a finalidade de identificar os métodos de controle do Aedes aegypti que estão sendo desenvolvidos. Os métodos identificados visavam interferir no ciclo de vida do mosquito, causando baixa população e, consequentemente, diminuindo a incidência de doenças causadas por esse vetor. Os métodos químicos são os mais utilizados e mais estudados, mas traz riscos ao meio ambiente. Os métodos biológicos e mecânicos são mais indicados, porém, não é de tão fácil acesso e os custos para pesquisas são mais altos.


Palavras-chave


Aedes aegypti. Dengue. Controle

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, C.F. Aedes aegypti - Resistência aos inseticidas químicos e as novas alternativas de controle. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v.1, n.2, p. 62-73, nov. 2005.

GOVERNO DE SANTA CATARINA. [Base de dados – Internet]. Dengue: Orientações técnicas para pessoal de campo; 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 5. ed. Brasília: FUNASA, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. [Base de dados – Internet]. Febre de chikungunya: manejo clínico; 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2016.

MOREIRA K.M.; MAGALHÃES, C. M. Aedes aegypti NA REDE: uma análise da Dengue pelos sites do Ministério da Saúde. In: II CONINTER – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Belo Horizonte. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i1.27249

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)