TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO PROSPECTIVO

Flavio Santos Silva, Leyla Carolyne da Silva Santos, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Sílvia Beatriz Beger Uchôa, Tatiane Luciano Balliano

Resumo


O presente estudo tem como metodologia uma análise prospectiva das tecnologias educacionais considerando as patentes do repositório internacional WIPO, as patentes nacionais presentes no INPI e trabalhos na literatura referente ao tema. Com base no levantamento feito definiu-se as principais vertentes da educação em que essas tecnologias estão presentes e sua expectativa de evolução. Esse estudo também analisa o posicionamento dos principais países na utilização de tais tecnologias, bem como as empresas que despontam como maiores depositantes de patentes e sua evolução temporal. Descobriu-se por meio dessa análise que as tecnologias educacionais possuem forte investimento dos países melhores colocados em ranking internacionais de educação e que o Brasil está aquém do que é produzido nesses países. Assim, com esse estudo pode-se perceber que tecnologias educacionais estão diretamente relacionadas ao investimento que o país faz em educação e como a fonte desses investimentos impacta na pesquisa de novas tecnologias educacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i1.27246

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