PROSPECÇÃO DE TECNOLOGIAS EM CHATBOTS

Marilís Pereira Lima Moura, Maria Elisabeth dos Santos Rodrigues, Rafaele Paz Comin, Washington de Jesus Sant´anna da Franca Rocha

Resumo


Para acompanhar as novas demandas do mercado e continuarem competitivas as empresas se empenham em mudanças e implementam novas tecnologias para interagir com seus clientes. Os chatbots (robôs de conversação) trouxeram uma nova solução quando o assunto é estreitar a relação com o usuário, por meio de uma interação mais dinâmica. Assim este artigo por meio de prospecção baseada em levantamento de artigos científicos pesquisados na Plataforma CAPES e busca de patentes por meio do sistema de busca e análise Orbit Intelligence realizou o mapeamento e análise de tecnologias em chatbots. Foi possível identificar os países com maior interesse, o aumento no número de patentes e publicações cientificas a partir de 2016, assim como uma mudança no foco das tecnologias em patentes solicitadas. Concluindo que as tecnologias em chatbots estão despertando o interesse dos inventores e pesquisadores, a fim de ampliar sua capacidade de interação e evidenciando seu potencial mercadológico.


Texto completo:

PDF

Referências


CONPET, Portal. Robô ED. 2018.Disponível em . Acesso em:

set. 2018.

EEUWEN, M. van. Mobile Conversational Commerce: Messenger Chatbots as the Next

Interface Between Businesses and Consumers. 2017. Disponível em:

essays/71706>. Acesso em: 26 jun. 2018.

EMBRATEL. Seu Negócio no Próximo Nível. 2018. Disponível em:

br/embratel/ebook/>. Acesso em: 26 jun. 2018.

GALLERT, Cleia Scholles; FRANZ, Alcione Miguel. Desenvolvimento de um Chatterbot para o

Sicoob de São Miguel do Oeste. Unoesc & Ciência − ACET, Joaçaba, v. 1, n. 2, p. 145-154, dez.

Disponível em: . Acesso em:

jun. 2018.

GLOBALBOT. Chatbot: plataforma e aplicações. Disponível em:

chatbot>. Acesso em: 26 jun. 2018.

INBOT. Como foi criado o Robô Ed. 2018. Disponível em:

comofoifeitoroboed.php>. Acesso em: 06 set. 2018.

INPI. Inventando o Futuro: Uma Introdução às Patentes para as Pequenas e Médias Empresas.

Disponível em:

pdf/view>. Acesso em: 06 set. 2018.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LIMA, Luciano Alves. Estudo de implementação de um robô de conversação em curso

de língua estrangeira em ambiente virtual: um caso de estabilização do Sistema Adaptativo

Complexo. 2014. 131 f. Tese (Doutorado) - Curso de Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da

UFMG, Belo Horizonte, 2014.

MAÑAS, A. V. Gestão de tecnologia e inovação. São Paulo: Érica, 2001.

MILIOZZI, João. Chatbots: conheça a história dessa fascinante tecnologia. 2017. Disponível em:

.

Acesso em: 30 ago. 2018.

MORGAN, Blake. How Chatbots Will Transform Customer Experience: An

Infographic. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2018.

NEWMAN, Daniel. Chatbots and the Future of Conversation-Based Interfaces. 2016.

Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2018.

OLIVEIRA, Mônica M. Martins de; QUENTAL, Cristiane Machado. A prospecção tecnológica

como ferramenta de planejamento estratégico para a construção do futuro do Instituto Oswaldo

Cruz. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro,

v. 6, n. 1, p. 50-61, mar. 2012. Disponível em:

article/view/607>. Acesso em: 06 set. 2018.

ORBIT INTELLIGENCE [Base de dados – internet]. Disponível em:

com/?locale=en&ticket=ed2e44b2-9c09-4e05-9c83 93a366b20eef#StatisticsAnalysisPage>. Acesso

em: 29 jun. 2018.

PAZ, Fábio Josende et al. Perspectivas tecnológicas para o aprimoramento de chatbots educacionais

em AIML. Revista Iberoamericana de Educación En Tecnología y Tecnología En Educación,

[s. l.], p. 7-15, 5 dez. 2017. Disponível em: . Acesso

em: 06 set. 2018.

Periódicos CAPES. . Acesso em: 7 set.

QUINTELLA, C. M.; Meira, M.; Guimarães, A. K.; Tanajura, A. S.; Silva, H. R. G. da. Prospecção

Tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar a inovação. Rev.

Virtual Quim., 2011.

QUINTELLA, Cristina Maria et al. Prospecção Tecnológica como uma Ferramenta Aplicada em

Ciência e Tecnologia para se Chegar à Inovação. Revista Virtual de Química, [s.l.], v. 3, n. 5, p.

-415, dez. 2011. Disponível em: .

Acesso em: 06 set. 2018.

SANTOS, M. M. et al. Prospecção de tecnologias de futuro: métodos, técnicas e abordagens.

Parcerias Estratégicas. Disponível em: < http://www.cgee.org.br/parcerias/p19.php>. Acesso em: 28

nov. 2007.

SHAWAR, B. A.; ATWELL, Eric. Chatbots: are they really useful? Proceedings of LDV-Forum 2007,

v. 21, n. 1, p. 31-50, 2007.

SOUZA, Roger Florzino de. Desenvolvimento de chatbot aplicado ao atendimento de

clientes em e-business. 2018. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Computação,

Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018. Disponível em:

br/handle/123456789/187968>. Acesso em: 06 set. 2018.

USPTO [Base de dados – internet]. United States Patent and Trademark Office - An Agency of the

Department of Commerce. Disponível em:< http://patft.uspto.gov/netahtml/PTO/search-bool.html>.

Acesso em: 30 jun. 2018.

VAN BRUGGEN, Gerrit H. et al. Managing Marketing Channel Multiplicity. Journal of

Service Research, [s. l.]: SAGE Publications, v. 13, n. 3, p.331-340, ago. 2010. http://dx.doi.

org/10.1177/1094670510375601.

Weizenbaum, Joseph. ELIZA - A Computer Program for the Study of Natural Language

Communication between Man and Machine. Communications of the Association for Computing

Machinery, 9 p. 36-45, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i3.27211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)