INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS

Alessandro Aveni, Carolina Leite Diniz Panzolini, Daniela Soares Couto Saldanha, Jéssica Pinto Lima

Resumo


Temos por Indicações Geográficas a proteção dada ao território em função da fama local atribuída a um determinado produto ou serviço. Os estudos que envolvem o tema são dos mais diversos, entretanto, o presente artigo pretende apresentar uma análise das indicações geográficas e sua correlação com negociações internacionais. Será abordada a contextualização histórica, os entraves e os impactos econômicos das Indicações Geográficas, tudo em correlação com as negociações internacionais. No contexto histórico é significante constatar que desde tempo remotos era usual a citação de nomes geográficos para identificar produtos. O estudo compara conceitos de Indicações Geográficas e suas ramificações, seus impactos em âmbito nacional e internacional. Como resultado de pesquisa o estudo  apresenta considerações sob o sistema de políticas brasileiras relacionadas a propriedade intelectual e Indicações Geográficas, e entraves para as negociações internacionais, onde é possível identificar os pontos a serem explorados para garantir avanço e êxito nas tratativas internacionais.


Palavras-chave


Tecnologia; Inovação; Prospecção; Informação Tecnológica;Indicações Geográfica; Propriedade Intelectual; Invenção; Marcas.

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Referências


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MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.27056

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