ESTUDO PROSPECTIVO PARA AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REATORES QUÍMICOS.

Wilton Lima Silva Saturnino, Sidinei Kleber Silva

Resumo


A prospecção tecnológica com base em bancos de patentes consiste em uma forma de se obter uma tendência na qual uma tecnologia pode se desenvolver buscando respostas relevantes para uma possível tomada de decisão em áreas de gerenciamento e negócios. Desta forma, o seguinte trabalho teve como foco obter informações contidas em banco de patentes e verificar no estado da técnica projeções ou tendência atuais para tecnologias de reatores químicos. Foi realizado buscas nos principais bancos de patentes gratuitos, utilizado para isso uma ferramenta de busca online de licença gratuita da tecnologia Octimine®.Os resultados mostram que as engenharias mecânica, química e elétrica apresentam maior número de depósitos, sendo as tecnologias de refrigeração e troca térmica, reator nuclear e um método de manufatura de um micro reator com canal de fluxo como as tecnologias protegidas de maior representatividade, de maneira que a Europa e a Alemanha são os bancos de patentes mais utilizados.


Palavras-chave


: Prospecção Tecnológica. Patentes. Reatores Químicos.

Texto completo:

PDF

Referências


MAYERHOFF, Z.D.V. Uma Análise Sobre os Estudos de Prospecção Tecnológica. Cadernos de Prospecção. Rio de Janeiro, 2008, n. 1, p. 7 - 9.

OCTMINE. Disponível em: . Acesso 25 de fev. 2018.

SPEZIALI, G. M., SINISTERRA, D. R. Buscas de informações tecnológicas com base em dados de patentes: estudo de caso dos líquidos iônicos no brasil. Quim. Nova, Belo Horizonte, n. 8, p. 1132-1138, nov./mar. 2012.

SATURNINO, W.L.S. Prospecção Tecnológica de Reatores Químicos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, fev. 2018.

BASF. Disponível em: . Acesso em 25 fev. 2018.

KLEINA, N. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/lg/117567-historia-lg-rainhas-da-coreia-sul.htm>, 13 jun. 2017. Acesso em 25 fev. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i3.27034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)