PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA PATENTE (21) BR 10 2012 012197-2 A2: DETECÇÃO COLORIMÉTRICA DE METANOL E FORMOL EM COMBUSTÍVEIS E COSMÉSTICOS

Gilliard Castilho de Almeida, Agnaldo de Almeida Dantas, Mirelle dos Santos Fachin, Grace Ferreira Ghesti, Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar não só o caráter inovativo da patente BR 10 2012 012197-2 A2, mas também avaliar outras possíveis aplicações industriais da tecnologia, que possam decorrer do tipo de licenciamento empregado e da exploração econômica. Sua vasta aplicabilidade deve-se pela detecção de percentuais de metanol e formol (aldeído) em bebidas carbonatadas (cervejas, energéticos e destilados), produtos de limpeza (amaciantes, detergentes e desinfetantes); bem como em produtos cosméticos (alisantes de cabelo, xampus e condicionadores) e combustíveis motores (álcool, gasolina e biodiesel). Para análise dos dados da prospecção tecnológica por meio de patentes foram utilizadas as ferramentas de busca patentária das empresas Thomsom Reuters e LexisNexis. Sob à égide do grau de prontidão tecnológica (TRL) como fator importante para a transferência da tecnologia, foi traçada uma matriz SWAT de suas forças e fraquezas para auxiliar na avaliação de comercialização da tecnologia em questão.


Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA, André Soares. INFORMAR OU NÃO INFORMAR? A Lei e o Contrato Como Fontes do Dever de Confidencialidade. Belo Horizonte, 2014.

European Comission e European Pattent Office. Why researchers should care about patents, 2007. Disponível em: . Acesso em: novembro de 2016.

PORTAL DA INOVAÇÃO – REDE NIT-NE. Exemplos de Vantagens Econômicas. Tabelas de Royalties. Disponível em: . Acesso em novembro de 2016.

WIPO. Patent Information in Brief. Disponível em: Acesso em novembro de 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v12i5.26984

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)