A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PROSPECÇÃO PARA O ENSINO BRASILEIRO

Áurea Valéria de Andrade, Danisson Luiz dos Santos Reis, Liliane dos Santos Mota da Fonsêca, Raphael Bezerra Falcão de Almeida, Renata Fonseca de Gomes Pereira, Sílvia Beatriz Beger Uchôa

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio da pesquisa bibliográfica e da busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências do mercado e dos principais players. Para isso, foi utilizado o software Questel Orbit® que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, a partir das quais foram realizadas análises e projeções consubstanciadas nos gráficos apresentados. Também se demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e foi efetivada análise comparativa entre os resultados: da busca de patentes e os bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no País como forma de contribuir para a melhoria do sistema educacional brasileiro.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)