A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E O ADVENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PROSPECÇÃO PARA O ENSINO BRASILEIRO
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio da pesquisa bibliográfica e da busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências do mercado e dos principais players. Para isso, foi utilizado o software Questel Orbit® que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, a partir das quais foram realizadas análises e projeções consubstanciadas nos gráficos apresentados. Também se demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e foi efetivada análise comparativa entre os resultados: da busca de patentes e os bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no País como forma de contribuir para a melhoria do sistema educacional brasileiro.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266
Apontamentos
- Não há apontamentos.