MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DE PEDIDOS DE PATENTES RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DAS MICROALGAS

Kamila Cavalcante dos Santos, Jessica Guimarães Lopes, Andréia Alves Costa

Resumo


Microalgas são uma fonte promissora e alternativa para a produção de biodiesel. Esses microrganismos são caracterizados pelo seu rápido crescimento, alto conteúdo lipídico e para a captura de dióxido de carbono.O objetivo do presente trabalho é analisar as buscas de patentes relacionadas à utilização de microalgas para a produção de biodiesel,  com o auxílio da ferramenta de dados Questel Orbit, utilizando a palavra microalgas no campo de busca da base de dados. Para a realização dessa prospecção tecnológica foram encontrados 219 depósitos de patentes relacionadas às microalgas a nível mundial, sendo a maioria dos depositos classificados na seção C - Química e Metalurgia - apresentando o Brasil e os Estados Unidos como principais depositantes.


Palavras-chave


microalgas, biodiesel, análise de patentes, prospecção tecnológica

Texto completo:

PDF

Referências


AXONAL, Consultoria Tecnológica Ltda. A empresa Questel. Orbit, Inc. 2015. Disponivel em: < http://www.ime.unicamp.br/>. Acesso em jul. 2017.

AZEREDO, V.B.S. Produção do biodiesel a partir do cultivo de microalgas: Estimativa de custos e perspectiva para o Brasil. 2012. 171f. Tese ( Mestrado em Planejamento Energético) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

EMBRAPA. Microalgas. Agroenergia em revista. Ano IV, n10,dezembro 2016.

FRANCO, André Luiz Custódio et al . Biodiesel de microalgas: avanços e desafios. Quím. Nova, São Paulo , v. 36, n. 3, p. 437-448, 2013.

GODET, M. A “Caixa de Ferramentas” da Prospectiva Estratégica. ed. CEPES Centro de Estudos de Prospectiva e Estratégica. Lisboa, 2000 (Cadernos do Cepes) Disponível em: http://www.cnam.fr/lipsor/ lips/conferences/data/bolips-po.pdf

INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Classificação de patentes. 2015. Disponível em:< http:// http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/classificacao-de-patentes> Acesso em jul. 2017.

KUPFER, D.; TIGRE, P. B. Prospecção tecnológica. In: CARUSO, L. A.; TIGRE, P. B. (Org.). Modelo SENAI de prospecção: documento metodológico . Montevideo: OIT/CINTERFOR, 2004.

PLÁ, Juan Algorta. Perspectivas do biodiesel no Brasil. Indicadores Econômicos FEE, v. 30, n. 2, p. 179-190, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23036

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)