LACUNAS NA ETAPA DE EXAME - ESTUDO DE CASO

Deyse Crhistina Barbosa de Macêdo, Domenica Loss Mattedi

Resumo


O Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI apresenta um elevado número de pedidos em atraso, aumentando a incidência no art.40 da LPI, o que representa um ônus à sociedade. Dentre os inúmeros fatores que contribuem para a morosidade na decisão de pedidos, será analisado um fator interno referente a indefinição de critérios nas interfaces das diversas etapas que compõem o fluxo processual de exame considerando uma divisão pertencente a Diretoria de Patentes do INPI. Os pontos elencados antes e após o mapeamento do processo, respectivamente, foram a otimização do processo de exame quanto à uniformização de decisões na atividade fim e o fluxo de exame com as lacunas definidas. Neste estudo de caso foi analisada a etapa de mapeamento iniciada com entrevistas com examinadores, os pontos que agregam valor ao processo, a estruturação do fluxo de exame de patentes até encontrar as lacunas do fluxo de exame. Palavras-chave: Lacunas; Fluxo; Exame.

Texto completo:

PDF

Referências


- COELHO, G. M.; COELHO, D. M.S. Prospecção tecnológica: metodologias e experiências nacionais e internacionais. Instituto Nacional de Tecnologia, nota técnica 14, 2003.

- GALVÃO, F. LPI completa 20 anos e indústria e governo debatem o papel do INPI. Acesso em 23/08/2016. Endereço: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/iniciativas/programas/propriedade-intelectual/noticias/2016/04/1,86806/lpi-completa-20-anos-e-industria-e-governo-debatem-o-papel-do-inpi.html

- HOLANDA, M. A.; PINTO, A. C. B. R.F. Utilização do diagrama de Ishikawa e Brainstorming para solução do problema de assertividade de estoque em uma indústria da região metropolitana de Recife. In: XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO; A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, outubro de 2009.

- VASCONCELOS, D. S. C.; SOUTO, M. S. M. L.; GOMES, M. L. B.; MESQUITA, A. M. A utilização das ferramentas da qualidade como suporte a melhoria do processo de produção – Estudo de caso na indústria têxtil. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de produção, Salvador, BA, 06 a 09 de outubro de 2009.

-WANDERLEY, A. M. Técnica de Análise de Problemas para Auditorias / Tribunal de Contas da União. - Brasília: TCU, Segecex, Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria (Seaud), 2013. 27 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i2.17738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)