A IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O QUEIJO DO MARAJÓ COM ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARA A MICRORREGIÃO DO ARARI-MARAJÓ, PA

Benedito Ely Valente da Cruz, Ana Lurdes Campos Dias, Ana Carla dos Santos Souza, José dos Santos Guilherme do Santos Pinheiro

Resumo


Produzido há mais de 100 anos, o queijo artesanal do Marajó é um produto que está na base econômica e social de centenas de produtores na microrregião Arari Marajó,Pará. Até recentemente sua produção e comercialização ocorria de forma clandestina, pois não tinha nenhuma legislação que amparasse a agroindustrialização deste produto. Recentemente iniciou-se um processo de certificação da produção deste produto, possibilitando aos produtores de queijo sair da clandestinidade para uma atividade formal, podendo ser auferida e objeto de políticas públicas. Simultaneamente, existe uma iniciativa voltada para obtenção do selo de Identificação Geográfica (IG) para este produto. A pesquisa aqui apresentada, tem como objetivo demonstrar como está estruturada a produção do queijo artesanal do Marajó e a importância do selo de IG como estratégia de desenvolvimento para região. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários.

Palavras-chave


Palavras Chaves: Queijo do Marajó; Identificação Geográfica; desenvolvimento territorial.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.001.018

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