ESTUDO PROSPECTIVO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PESSOA COM SURDEZ NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Sandra de Andrade Santos, Jane de Jesus da S. Moreira, Rogéria Prado Dall'Agnol, Edilson Araújo Pires, Leidiane Bispo Brito

Resumo


Com a inserção da pessoa com surdez nas escolas regulares houve uma crescente preocupação em
proporcionar uma aprendizagem efetiva a esta clientela. A Tecnologia Assistiva (TA) contribui para
eliminar barreiras educacionais, proporcionando ao aluno com surdez condições necessárias a
aprendizagem. Nesse sentido, este estudo buscou realizar um monitoramento tecnológico para
avaliar o panorama mundial da proteção de processos e produtos relacionados TA, investigando os
documentos de patentes depositados por país de origem, a evolução anual de depósito, o tipo de
instituição que protegem bem como as principais empresas envolvidas no desenvolvimento destas
Tecnologias no mundo. Notou-se que grande parte dessa tecnologia está nos EUA, seguido da
China. No Brasil não há nenhum depósito no período estudado. Não há concentração de grandes
empresas no desenvolvimento destas tecnologias, 10% dos depósitos é de inventores individuais e a
presença de universidades envolvidas no processo de desenvolvimento da TA também é tímida.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v7i1.11494

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