PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE PATENTES RELACIONADAS À AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS POR TÉCNICAS DE FLUORESCÊNCIA

Saionara Luna, Marilena Meira, Cristina Quintella

Resumo


O termo óleo refere-se a todos os fluídos imiscíveis em água (hidrofóbico) e miscíveis em outros óleos (lipofílico), podendo ter origem vegetal, animal, mineral ou sintética. Os óleos e gorduras animais e vegetais são utilizados principalmente na culinária e como matéria-prima para a produção de biodiesel.
Já os óleos minerais são empregados basicamente como combustíveis, lubrificantes, como isolantes elétricos e como proteção contra ferrugem. Os óleos sintéticos são fabricados como o intuito de substituir com vantagem os óleos minerais em suas funções e têm sido utilizados como lubrificantes
especiais, fluidos de freios e óleos hidráulicos. Com o objetivo de apresentar uma visão geral do estado atual de P&D de tecnologias relacionadas à avaliação da qualidade de óleos por meios ópticos com ênfase em técnicas de fluorescência foi feita esta prospecção na base de dados Espacenet. A metodologia de pesquisa inicial consistiu na associação da palavra-chave oil* com o código G01N21, que se refere a métodos ópticos sendo encontradas 1109 patentes. Acrescentando nesta busca a palavrachave fluores* foram encontradas 147 patentes.

Palavras-chave


Óleo, Prospecção Tecnológica, fluorescência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v5i2.11462

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)