ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EXISTENTE NAS BASES DE PATENTES COMO CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO NÍVEL TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Denys Eduardo Biaggi, Gilberto José da Cunha, Luciana Aparecida Ferrarezi, Nilson Carlos Duarte da Silva, Oswaldo Massambani

Resumo


Motivado pela política de inovação sendo implantada pela Agência de Inovação INOVA Paula Souza – o Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma abordagem metodológica da Prospecção Tecnológica, objetivando evidenciar a importância e difundir a informação tecnológica existente nas bases mundiais de patentes para fins educacionais e formativos dos estudantes do ensino técnico e tecnológico. O foco dessa abordagem é estabelecer uma temática tecnológica especificando uma tecnologia, para a qual é investigada a distribuição de patentes por empresa, tecnologias correlatas, seus mercados, inventores e tendências a ela associadas. Exemplificando, apresenta-se essa sistemática tendo como referência o tema “Pneus com Baixa Resistência ao Rolamento”, por sua relevância e impacto sobre o consumo de combustíveis e consequente benefício ao meio ambiente, aspectos atualmente importantes levados em consideração pelas montadoras de veículos automotivos e pelos fabricantes de pneus.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.025

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Rede NIT-NE - Cadernos de Prospecção ISSN:1983-1358 (impresso) / ISSN: 2317-0026 (on-line)