Percepções da Realidade dos Serviços de Saúde a Partir do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS): um Relato de Experiência

Gabriela Perin, Gustavo Covolan Bozzetti, Bruno Kauss

Resumo


O presente trabalho constitui um relato de experiência sobre a atuação de pesquisadores durante a execução do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS, entre julho e setembro de 2015, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O PNASS consiste num programa de avaliação da eficácia de estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, ao acesso e à satisfação dos usuários frente aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia do PNASS consistiu numa abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um Roteiro de Itens de Verificação (RIV), previamente testado, no qual foram avaliadas as seguintes dimensões dos estabelecimentos: a) estrutura; b) processos de trabalho; c) resultados relacionados ao risco; e d) satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido. Dentre as principais percepções extraídas durante a aplicação do RIV nos estabelecimentos públicos de saúde encontram-se: a) a ausência de uma cultura de avaliação; b) dificuldade para os estabelecimentos atingirem as metas do Ministério da Saúde; c) tensão entre as normas pactuadas e os contextos locais e; d) a possibilidade de atualização das práticas cotidianas por meio das políticas de avaliação. A partir da experiência da equipe na execução do PNASS, conclui-se que, embora haja uma cultura incipiente de avaliação dos serviços públicos de saúde, o PNASS pode contribuir para a melhoria da gestão e dos processos de decisão dos estabelecimentos visitados, e na qualidade serviços prestados à população em saúde pública.

Palavras-chave


Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde; Avaliação de Políticas Públicas; Sistema Único de Saúde; Administração Pública em Saúde; Relato de Experiência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840