A Matriz Curricular do Curso de Administração Pública e o Projeto Rondon: Trabalhando o Desenvolvimento Local na Extensão Universitária

Nathália Cândido Da Silva, Sabrina Gomes Dos Santos, Breno de Paula Andrade Cruz, Fernanda Santos de Souza Ayres, Sonia Maria Martins Passos

Resumo


O Brasil possui muitos problemas relacionados à desigualdade social e econômica. Um dos caminhos para resolver este problema histórico poderia ser pensado por meio da Extensão Universitária. Nossa experiência sistematizada neste artigo evidencia que cursos do Campo de Públicas, por meio da Extensão Universitária, podem ajudar a sociedade na efetivação da democracia e do desenvolvimento local. O Projeto Rondon leva estudantes, professores e instituições para estados com problemas sociais e econômicos no Brasil (por exemplo, estados das regiões Norte e Nordeste). Nosso objetivo neste artigo é discutir o currículo do curso de graduação em Administração Pública e sua relação com as ações e as ideias do Projeto Rondon. Por meio de um Estudo de Caso Descritivo (YIN, 2005) utilizando na coleta de dados entrevistas pessoais e análise documental, entende-se existir aderência entre a matriz curricular do curso em análise e a proposta do Projeto Rondon, visto que o curso em análise (por meio de alguns estudantes) atende às demandas do mercado de trabalho do futuro gestor público, especificamente Cultura, Saúde, Direitos Humanos, Educação e Justiça. Os resultados deste estudo demonstram que: (i) os estudantes do curso de graduação em Administração Pública desta IES estão preparados para competirem em sistema de avaliação às cegas com projetos de outras instituições (geralmente escritos por professores); (ii) o currículo parece atender às demandas do mercado de trabalho do futuro gestor público; e (iii) os estudantes podem aprender na prática a pensar e planejar futuramente políticas públicas entendendo a importância da atuação in lócus.

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