Empoderamento e Participação no Interior Cearense: a Experiência da Criação da Universidade Federal do Cariri

Suely Salgueiro Chacon, Polliana de Luna Nunes Barreto

Resumo


Este projeto trata do processo de criação e implantação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição do interior do estado do Ceará, Brasil, tendo como perspectiva a questão do empoderamento e participação dos atores envolvidos nesse processo. A UFCA foi criada pela Lei nº 12.826 de 05 de junho de 2013, a partir do desmembramento do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará. Nesse contexto, a UFCA tem sua existência formal definida em meio à existência real no território caririense já delineada nos últimos sete anos através do funcionamento do Campus Cariri nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O território Cariri observou, entre os anos de 2000 e 2013, a forte intervenção do Campus Cariri em seu contexto socioeconômico através de diversificadas ações, desde a formação dos profissionais que fortaleceriam os variados campos profissionais atingidos pelos cursos de graduação à disseminação de conhecimentos científicos e tecnologias no âmbito da pesquisa, e ainda às ações empreendidas no cerne de sua extensão. Nesse sentido, objetiva-se analisar, no desenrolar dos fatos que envolvem a implantação da UFCA, como se configurou a participação da Comunidade Acadêmica (estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos) na tomada de decisões no nível estratégico de sua formação. Do ponto de vista metodológico, recorreremos ao Estudo de Caso, tendo a realização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, grupos focais e pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de coleta de dados; e a Triangulação de Dados aliada à Arena de Atores como estratégias de análise de dados.

Palavras-chave


Participação Popular, Empoderamento, Educação Superior, Universidade Federal do Cariri

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840