UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA PÚBLICA SOCIAL E A EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA BRASIL CARINHOSO NO MUNICÍPIO DE BRUMADO/BA

Ludmila Mota Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discorrer de forma panorâmica sobre a estreita relação entre as Políticas Públicas Sociais e a Educação, no sentido de demonstrar de que forma essa relação contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, são levantadas duas questões problemas: Qual é a relação entre as políticas sociais e a educação? Será que as políticas sociais erradicam a pobreza ou a educação é fundamental para se atingir este objetivo? Buscando respondê-las, foi realizada uma análise da ação governamental “Brasil Carinhoso”, no município de Brumado, no estado da Bahia, uma vez que o programa visa, além da complementação da renda e de beneficiar a saúde, incentivar a educação básica com a ampliação do acesso à creche, à Pré-Escola.
Trata-se de um estudo que pretende mostrar a importância da educação para a erradicação da pobreza, em um contexto capitalista, no qual o conhecimento e a capacitação tornaram-se o diferencial para a inserção das pessoas no mercado de trabalho e, além disso, a educação é a responsável pela formação do cidadão consciente do seu papel na sociedade e de que ao exercer sua cidadania plenamente é capaz de sair da condição de pobreza em que se encontra.


Palavras-chave: Políticas Públicas Sociais; Educação; Brasil Carinhoso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840