Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública: Um Estudo de Caso na Secretaria Municipal de Saúde de Brumado/BA

Sueli Mendes Vieira

Resumo


Este trabalho busca apresentar a importância da Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) para as organizações através de um estudo de caso realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Brumado/BA (SESAU). Teve como problema de pesquisa a seguinte questão: como gerir esse diferencial intelectual (servidores públicos municipais) adotando ações que os ajudem entregar o seu melhor para uma prestação de serviços de qualidade e permanecerem motivados? O objetivo geral do trabalho foi analisar as práticas de Gestão de Pessoas adotadas na SESAU. Para a realização da pesquisa científica e do estudo de caso se utilizou uma metodologia exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, a fim de verificar a relação da realidade com o objeto de estudo. Utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e o método da observação sistemática. Para a pesquisa de campo, utilizou-se para coleta de dados um questionário, aplicado a uma amostra composta, aproximadamente, por dez servidores públicos que trabalham no Departamento de Administração da SESAU. Ao final da pesquisa, pôde-se concluir que o setor de RH da SESAU apresenta um sistema simples, onde não há avaliação de desempenho e poucas vezes ocorre o feedback. O gestor, apesar de ser é um líder democrático não tem uma atuação mais precisa na gestão de pessoas juntamente com o setor de RH. Por fim, o trabalho apontou, como propostas de melhorias, relacionado às práticas modernas de GEP que possam ser incorporadas pela SESAU, como por exemplo, a implantação de um método de avaliação de desempenho e o desenvolvimento de programas de benefícios.

Palavras-chaves: Administração Publica; Gestão de Recursos Humanos; Liderança; Desenvolvimento de pessoas; Avaliação de desempenho.

Palavras-chave


Gestão Social; Inovação; Desenvolvimento Territorial

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840