A Gestão Social na prática acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA

Lucília Machado, Adilene Gonçalves Quaresma

Resumo


Este artigo relata elementos da experiência do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, com ênfase em uma de suas linhas de pesquisa: Gestão Social e Desenvolvimento Local. Esse Programa iniciou suas atividades em Belo Horizonte, Minas Gerais, em abril de 2008. A questão da gestão social se constituiu como um dos pilares do seu projeto político-pedagógico por ser elemento essencial da forma de analisar, conceber, planejar, mobilizar, organizar, gerir e avaliar recursos para o desenvolvimento local. O Programa entende que o campo específico da gestão social é interdisciplinar, intercultural e intersetorial, definição que condiciona sua orientação teórica e os procedimentos metodológicos para análises e intervenções. O caráter profissional do mestrado que oferece com suas conformações curriculares e didático-pedagógicas traz implicações importantes para a produção científica que realiza sobre gestão social. O artigo aborda a participação dessa linha de pesquisa no projeto político-pedagógico do Programa, questões que envolvem sua prática pedagógica nesse campo de estudos, aspectos da sua produção discente e docente em gestão social. Analisa também o perfil esperado do concluinte do mestrado oferecido, especificidades no tratamento dado por esse Programa à temática da gestão social, avanços acadêmicos realizados e desafios à consolidação dessa linha de pesquisa.

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