Espaço público, arte urbana e inclusão social

Flavio Marzadro

Resumo


Este artigo busca discutir as interfaces entre os campos disciplinares do urbanismo (espaço público), artes (arte pública) e políticas públicas (público); e tenta responder a pergunta em que medida é possível promover processos de inclusão socio-territorial a partir da arte no espaço público. A partir desta pergunta, este artigo problematiza as relações possíveis entre as representações da Arte Pública e os fruidores de tais representações.
Buscando descobrir caminhos ainda não percorridos pela literatura especializada, este trabalho problematiza a qualidade de público de tais obras, fugindo da clássica separação entre arte pública e arte urbana. Nesta nova perspectiva trazida pela aproximação teórica ao campo de estudo das políticas públicas, a obra de arte passa a ser pública não mais por que está localizada em espeço público, mas, sobretudo, porque o seu público a legitima como tal. Como resultado destas indagações, pretende-se discutir os processos desencadeadores de transformação do público passante em público de arte, assim como os processos transformadores da arte no espaço público em Arte Pública e da sua capacidade de criação e reforço de identidades sociais e territoriais, como de promoção de bens públicos.
Esta compreensão carrega consigo um forte potencial de ressignificação identitária dos territórios urbanos onde tais obras se inserem, abrindo espaço para a rediscussão dos limites do juízo de gosto e beleza como critérios únicos ou primordiais da apreciação das obras de arte a uma possível compreensão da estética mais próxima à poesis do que à mimesis. O lócus da Arte Urbana poderia então ser interpretado como uma arena pública, onde atores mediam seus juízos e valores estéticos, calcados em suas visões de mundo.

Palavras-chave


Espaço público, arte urbana e inclusão social

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840