Projeto Educação para a Sustentabilidade Socioambiental: Jogo Planetarium

Luciano Prates Junqueira, Aureo M. G. Pinto, Cíntia Bincoleto Fazion, MAria de Fátima C. D. Alexandre, Maria M.V. Urive

Resumo


Este relato é o resultado prático do desenvolvimento do ‘Jogo Planetarium: guia para pilotos da espaçonave Terra’ desenvolvido no âmbito do Projeto “Educação para a Sustentabilidade”, temática pertinente à formação em gestão social. Planetarium é um jogo de tabuleiro que pretende sensibilizar seus participantes através da prática de ações socioculturais concretas e cooperativas. O jogo permite aos alunos vivenciar experiências reais do cotidiano nas dimensões econômica, social e ambiental. Para o desenvolvimento dessa metodologia em especial, nos baseamos na interdisciplinaridade, considerando que a intersecção entre as disciplinas é característica fundamental capaz de promover a integração entre a educação, a sustentabilidade e o ser humano. Neste sentido, cabe-nos dizer que este jogo foi desenvolvido a partir da base teórica dos quatros princípios norteados pela Carta da Terra, documento que prioriza objetivos e valores universais em torno de paradigmas civilizatórios que disseminem a cultura em educação, a fim de nos tornarmos uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica: (I) respeitar e cuidar da comunidade de vida; (II) integridade ecológica; (III) justiça social e econômica; e (IV) democracia, não-violência e cultura de paz. O jogo tem sido aplicado em universidades, empresas e fundações privadas e associações sem fins lucrativos.

Palavras-chave


sustentabilidade; educação; jogo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840