Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública: Gestão Pública e Social – Campus Cariri

Eduardo Vivian Cunha

Resumo


O Curso de Administração Pública: Gestão Pública e Social do Campus do Cariri, da Universidade Federal do Ceará, foi criado pela Resolução do CONSUNI/UFC n° 28, de 30/09/2010. O início das atividades do Curso se deu no semestre 2011.2, com a oferta de 50 vagas com o ingresso a partir do SISU. O projeto adequa-se às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Administração, ao mesmo tempo em que procura se alinhar aos debates em torno do que vem sendo chamado de “campo de públicas” (que engloba diversos cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Políticas Públicas e Gestão Social do Brasil). A construção do presente curso se deu a partir de um alinhamento à noção ampliada de espaço público no Brasil. Com isto, o curso procura trabalhar desde as questões mais tradicionais, que tratam do Estado (gestão pública), até aquelas que envolvem manifestações que emergem da sociedade civil (mais ligadas à gestão social). Esta preocupação, dentre outras, se reflete diretamente na missão do curso, que propõe “formar cidadãos com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para serem gestores públicos e sociais conscientes de suas responsabilidades profissionais, trabalhando decisivamente na promoção do desenvolvimento sustentável nos contextos regionais articulados com o global”.

Palavras-chave


administração pública, gestão social, projeto educacional.

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