Explorando a relação Ensino-Aprendizagem

Valéria Giannella

Resumo


Este artigo foi elaborado no âmbito de um Grupo de Trabalho sobre Metodologias de ensino-aprendizagem, atuante no curso de Administração da UFC Campus Cariri no ano letivo de 2010. Procurou-se indagar, em paralelo, a visão tradicional sobre o que é ensino e o que é aprendizagem, contrastando-as com uma visão alternativa, emergente, baseada em pesquisas recentes desenvolvidas em campos disciplinares contíguos ao da pedagogia. A revisão bibliográfica nos leva à reconstrução das fases do processo de aprendizagem; à noção de inteligências múltiplas e da interação constante entre dimensões do humano antes tidas como antagônicas e excludentes: racional e emocional, criativa e analítica, dentre outras. Chegamos assim a explorar as contribuições possíveis do recurso ao lúdico, ao uso das artes e de uma atitude performática inserida em nossas práticas de ensino-aprendizagem. E ainda considerar que, ao nos envolvermos, inteiros, como sujeitos sentir-pensantes, nas explorações que um processo de aprendizagem implica, estarmos nos construindo, docentes e discentes, enquanto sujeitos ativos de conhecimento e transformação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. ISSN: 2237-7840