A Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança (e Performance) Digital é um desdobramento da plataforma homônima e comunidade virtual iniciada em 2009.

A comunidade MAPAD2 tinha como objetivo colaborar com o desenvolvimento de artistas e pesquisadores acadêmicos dos países de língua portuguesa e língua espanhola interessados nas diversas vertentes do campo da dança e da performance com mediação tecnológica. Durante essa trajetória várias informações foram disponibilizadas na rede tais como: uma ampla lista de referências bibliográficas bem como endereços eletrônicos relacionados ao tema; galerias de vídeos através de eixos curatoriais criados em parceria com curadores, pesquisadores e artistas de vários países; entrevistas com profissionais da área; transmissões de palestras, mesas de discussão e apresentação de espetáculos e, ainda, divulgação de festivais e projetos afins contribuindo para a difusão desse campo. Grande parte desse conteúdo encontra-se agora em www.poeticastecnologicas.com.br, uma vez que novos rumos foram tomados para www.mapad2.ufba.br.

Em 2014, para a comemoração dos 10 anos do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual e através da parceria com o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, lançamos a Revista Eletrônica MAPAD2, a qual dará continuidade aos interesses da plataforma virtual em abrigar a produção do conhecimento das experiências acadêmicas e artísticas no campo da dança e da performance que atuam nas fronteiras da arte-ciência-tecnologia.

A Revista Eletrônica MAPAD2 é uma publicação bilingüe aberta à comunidade internacional e conta com a contribuição de autores de diversos países. Os artigos são disponibilizados em português ou espanhol, mantendo assim nossa ênfase em privilegiar a Iberoamérica, mas também procura disponibilizar a versão em língua inglesa com o intuito de ampliar a difusão e alcance do nosso conteúdo.

Insira aqui a política desta seção

Apresentação

Part 1 - O início

Part 2 - Novas direções: trocas de conhecimento

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea

Parte 4 - Tecnologias para as Artes

Periodicidade

A Revista Eletrônica MAPA D2, editada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, publica artigos inéditos de pesquisadores nacionais e internacionais.

PPGAC/UFBA

PPGAC

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia, fundado em janeiro de 1997 a partir das atividades do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT), se destaca pela interdisciplinaridade das pesquisas realizadas para a obtenção dos diplomas de Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas, que se inserem em cinco (05) linhas de pesquisas. Atualmente conta com um corpo docente de vinte e sete (27) professores permanentes e três professores (03) colaboradores e um corpo discente de cento e vinte (120) alunos de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A principal característica do Programa é promover a interdisciplinaridade e a aproximação entre teoria e prática nas pesquisas em Artes Cênicas. Ao longo desses dezoito anos, o PPGAC promoveu a qualificação em Artes Cênicas, contribuindo de maneira determinante em nível nacional e buscando permanentemente a internacionalização. Foram consolidados convênios com Universidades Brasileiras por meio de cursos de Mestrados e Doutorado Interinstitucionais e com Universidades de  Países da Europa, da America Latina e America do Norte. O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia tem sua qualidade de ensino e pesquisa reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fazendo parte do  Programa de Excelência Acadêmica (Proex).

REVISTA MAPA D2

A Revista Mapa D2 é um periódico semestral de divulgação de pesquisas realizadas no âmbito das Artes Cênicas com foco na área da dança e da performance e suas fronteiras com a tecnologia e ciência. A publicação é estruturada em dossiês temáticos e está atualmente em sua terceira edição, mantendo rigorosamente a periodicidade e buscando acompanhar indicadores de excelência. Para tal fim, o Conselho Editorial constituído de pesquisadores vinculados a instituições de destaque em âmbito internacional, selecionou artigos publicados em bilíngue de autores brasileiros e estrangeiros, favorecendo a diversidade de olhares e aspectos teórico-metodológicos. A revista Mapa D2 constitui-se como uma publicação aberta à comunidade internacional, com ênfase na Iberoamerica, que amplia o espaço para divulgação de pesquisa e processos criativos nas diferentes vertentes da dança, da performance e a mediação tecnológica.