ALFABETIZAÇÃO EM DESTAQUE - RESENHA DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS

Letícia Melo Giacomin

Resumo


No livro Alfabetização: a questão dos métodos, Magda Soares busca discutir, a partir de sua trajetória de anos em educação e ancorada em pesquisas e trabalhos, a polêmica questão dos métodos de alfabetização no sentido de vislumbrar respostas acerca da aprendizagem das habilidades de leitura e escrita de crianças. A singularidade deste apanhado é visível, no qual a autora envereda-se por áreas diversas com vistas a nortear o problema histórico da alfabetização no cenário brasileiro sem se afastar da realidade da sala da aula. Segundo a autora, a obra é fruto de inúmeras reflexões a respeito da escola pública, não se tratando somente de mais um livro sobre alfabetização; nele, procura articular teoria e prática desse campo, para que se passe a pensar a alfabetização com método, e não em método de alfabetização, e para tal é imprescindível conhecer meandros, dificuldades, mudanças que se colocam ao longo do percurso, o que se diferencia, dessa maneira, do movimento feito com os convencionais e predeterminados métodos de alfabetização. Para ela, não é preciso eleger um ou outro método, e sim pensar num conjunto de conhecimentos que ressignifique o trabalho com a leitura e a escrita de modo que estas não sejam um fim em si mesmo.


Palavras-chave


Alfabetização; Educação; Métodos; Ensino e aprendizagem; Letramento

Texto completo:

PDF

Referências


SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Inventário. ISSN: 1679-1347

Instituto de Letras. Rua Barão de Jeremoabo, nº 147 CEP: 40170-115
Campus Universitário Ondina, Salvador-BA
Telefone Geral: 55-71-3283-6256

Créditos da capa: Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).