RELAÇÕES DIALÓGICAS E DE SENTIDOS ENTRE O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PARODIADO DA FORD BRASIL E A PRODUÇÃO FÍLMICA THELMA E LOUISE

Sheila Vassoler

Resumo


Este estudo consiste na análise do anúncio publicitário da Ford Brasil "Aquela das amigas que arriscam tudo", um dos seis anúncio da série "Grandes cenas on board" postados no YouTube e no Facebook no ano de 2013. Essa série de anúncios parodia filmes que fizeram muito sucesso nos cinemas. O título da série remete às grandes cenas do cinema de Hollywood exibidas dentro de carros, ou seja, "on board", a bordo. O anúncio escolhido trata-se da paródia da produção fílmica "Thelma e Louise", drama lançano no Brassil em 1991. O texto busca, a partir das teorias de Bakhtin (2003), Fiorin 2016) e Brait (2006), estabelecer relações dialógicas entre esses enunciados, ou seja, as relações de interdiscurso e intertexto que retomam a produção fílmica, identificando os discursos evocados, que acabam interferindo na atitude responsiva do leitor, e ainda, analisar por meio dos estudos do sincretismo, as várias linguagens presentes, a partir de Barros (1986, 1997), Hernandes (2006) e Teixeira (2014).

Palavras-chave


Anúncio parodiado; Produção fílmica; Relações dialógicas; Sincretismo de linguagens.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 3.ed. São Paulo: Ática, 1997.

BATHIA, Vijay K. Análise de gêneros hoje. Rev. de Letras, n. 23, vol.1/2, jan/dez. 2001. Tradução Benedito Gomes Bezerra. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2204/1674. Acesso em 20 de agosto de 2017.

BRAIT, Beth. Bakhtin outros conceitos-chave. Beth Brait (org). – São Paulo: Contexto, 2006. Disponível em: http://upf.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/search?utf8=%E2%9C%93&q=bakhtin%20outros%20conceitos%20chaves. Acesso em 20 de agosto de 2017.

CAPPO, Joe. O futuro da propaganda. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000.

COMERCIAL da Ford explora estereótipo machista da mulher que não sabe dirigir. Blog Consciencia.blog.br. Disponível em: http://consciencia.blog.br/2013/11/comercial-da-ford-explora-estereotipo-machista-da-mulher-que-nao-sabe-dirigir.html#.WcP6iTVv_Mx. Acesso em 15 de agosto de 2017.

COMERCIAL Ford Grandes Cenas Onboard. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=comerciais+ford+grandes+cenas. Acesso 20 de julho de 2017.

FILME Thelma e Louise. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E1g1k_puWXI. Acesso em 15 de julho de 2017.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016. Disponível em: http://upf.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788572449595/pages/5. Acesso em 15 de agosto de 2017.

FIORIN, José Luiz Fiorin. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2005. Disponível em: https://docslide.com.br/documents/elementos-de-analise-do-discurso-jose-luiz-fiorim-5589304205d45.html.

HERNANDES, Nilton. Semiótica: objeto e práticas. São Paulo: Contexto, 2005.

RIBARIC, Marcelo Eduardo. A estética do consumo na intertextualidade entre cinema e publicidade fílmica. Revista Ação Midiática. Vol I. nº 1. 2011. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/25700/17185.

SOUSA, Catichilene Gomes de. A linguagem cinematográfica na construção do sentido na obra fílmica “Abril Despedaçado”. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.1, Número Especial, p.287-297, Abr. 2012.

TEIXEIRA, L; FARIA, C; SOUSA, S. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo -. 10 – n.2 – p.314-336 – jul./ dez. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Inventário. ISSN: 1679-1347

Instituto de Letras. Rua Barão de Jeremoabo, nº 147 CEP: 40170-115
Campus Universitário Ondina, Salvador-BA
Telefone Geral: 55-71-3283-6256

Créditos da capa: Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).