A INFLUÊNCIA DO DESIGN DE PLATAFORMAS MOOC NO ACESSO AOS CURSOS: ANÁLISE DE ESCOLHAS ESTRUTURAIS E SEMIÓTICAS EM DUAS VERSÕES DA PLATAFORMA COURSERA

Carolina Bottosso de Moura

Resumo


As práticas educativas na atualidade não podem desconsiderar as diferentes iniciativas que hoje circulam na internet. Entre elas, os cursos massivos (MOOC) têm atraído o interesse da literatura recente dado o seu potencial de aplicação em larga escala, entendido como uma possibilidade de democratização do ensino. No entanto, as discussões sobre essas iniciativas não têm dado a devida atenção sobre como os aspectos de design – estruturação e escolhas de recursos semióticos – adotados pelas plataformas que hospedam e disponibilizam os cursos MOOC influenciam a navegação do usuário e afetam as suas possibilidades de escolha. Considerando essa questão, o presente artigo analisa e discute duas versões da plataforma Coursera buscando reconhecer elementos estruturais e escolhas semióticas privilegiadas na produção dessas das duas versões. A pesquisa discute como essas escolhas orientam as possíveis consultas de usuários e facilitam ou não o seu acesso aos diferentes cursos disponibilizados pela plataforma.

Palavras-chave


Educação a distância; MOOC; Webdesign; Multimodalidade; Linguagem e tecnologia; Coursera

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