A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE:O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LEITORAS NO PROCESSO DE INFERÊNCIA TEXTUAL

Laís Cardoso dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das estratégias de ensino de leitura realizadas em sala de aula, apresentando como base norteadora a matriz de referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. A temática é centrada na formação do leitor competente a partir do processo de inferência textual, apoiando-se na construção da proficiência leitora das competências e habilidades cobradas pelo tópico “Procedimentos de Leitura”, presente na referida matriz. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Moreira dos Santos, localizada no município de Itabaianinha-SE, com base na coleta e análise dos dados obtidos com os resultados dos simulados e das sequencias didáticas aplicados em sala durante o ano de 2017. Trazendo um caráter qualitativo e quantitativo além das anotações de campo, procurou-se mostrar por meio dessa pesquisa a importância de trabalhar a leitura com uma nova perspectiva, o processo de inferência textual, conceito que consiste na utilização do “conhecimento prévio” como ferramenta didática para o desenvolvimento das habilidades leitoras. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Solé (1998), Leffa (1996) e Brasil (2011) que tratam dessa temática.

 


Palavras-chave


Leitura; Leitor; Inferência textual

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Referências


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Créditos da capa: Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).