ESTUDO DO PROCESSO CRIATIVO DO POEMA CONVERSÃO, DO LIVRO INÉDITO FLÔRES E ESPINHOS

Tainá Matos Lima Alves Boaventura

Resumo


Este estudo é mais um dos trabalhos ligados ao projeto de pesquisa Edição das Obras Inéditas de Eulálio Motta, coordenado pelo professor doutor Patrício Nunes Barreiros, na Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. O projeto teve início em 2008 e se encontra em sua IV etapa. Seu objetivo principal é editar as obras literárias inéditas de Eulálio Motta a partir das fontes disponíveis no acervo do escritor. O presente trabalho trata-se de um estudo preliminar sobre a pesquisa de mestrado, que tem como corpus o projeto de livro inédito Flôres e Espinhos, que faz parte do acervo do escritor baiano Eulálio Motta. Discute-se aqui o projeto editorial esboçado pelo autor e alguns aspectos do processo de criação, considerando os testemunhos do poema Conversão, pertencente ao livro supracitado. Identifica-se a presença das emendas, rasuras, e acréscimos na escrita do texto, ou seja, as interferências no labor autoral no processo de criação literário. Nesse artigo, apresenta-se uma edição crítica numa perspectiva genética do poema Conversão e é realizado uma breve descussão acerca das variantes autorais. O estudo está subsidiado pela crítica textual, crítica genética, pelos estudos acerca de documentação de fonte primária e da metodologia de pesquisa em obras dos escritores.


Palavras-chave


Edição; Eulálio Motta; Flôres e espinhos

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIROS, Patrício Nunes. O poeta. Disponível em: . Acesso em 15 de junho de 2017).

BARREIROS, Patrício Nunes. Sonetos de Eulálio Motta. Feira de Santana: UEFS Editora, 2012.

BARREIROS, Patrício Nunes. O Pasquineiro da Roça: edição dos panfletos de Eulálio Motta. Feira de Santana: UEFS Editora, 2015.

MARQUES, Reinaldo. O arquivamento do escritor. In: SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo (org.). Arquivos literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 141-156.

MOTTA, Eulálio de Miranda. Caderno Lágrimas. [1929?]). Manuscrito: f.111v e f.112r.

MOTTA, Eulálio de Miranda. Evocações, Eureka. Mundo Novo: Avante, 1942.

PASSOS, Marie-Hélène Paret; CIRILLO, José. Apresentação: tempo revisitado. In. PASSOS, Marie-Hélène Paret; CIRILLO, José (org.) Materialidade e virtualidade no processo criativo. Vinhedo, Editora Horizonte, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Inventário. ISSN: 1679-1347

Instituto de Letras. Rua Barão de Jeremoabo, nº 147 CEP: 40170-115
Campus Universitário Ondina, Salvador-BA
Telefone Geral: 55-71-3283-6256

Créditos da capa: Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).