DENTRO DO CONTÊINER: METÁFORAS SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Marina Morena dos Santos e Silva

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo principal a identificação, classificação e interpretação de metáforas relativas à aprendizagem de Língua Inglesa em 64 narrativas multimodais elaboradas por alunos de uma escola da rede particular de ensino. As metáforas emergentes, analisadas à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF, 1987), evidenciam que a aprendizagem desse idioma justifica-se, principalmente, como meio de ingresso e ascensão profissional.


Palavras-chave


metáfora; ensino e aprendizagem; linguística cognitiva; linguística aplicada

Texto completo:

PDF

Referências


CAMERON, L. Metaphors in Educational Discourse. New York: Continuum, 2003.

CORTAZZI, M.; JIN, L. Bridges to learning: Metaphors of teaching, learning and language. In: CAMERON, L. LOW, G. (Orgs.) Researching and Applying Metaphor. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. p. 149-176.

ELLIS, R. The metaphorical constructions of second language learners. In: BREEN, M. Learner contributions to language learning: new directions in research. Harlow: Pearson Education, 2001. p. 65-85.

FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Editora Contexto, 2011. 171p.

KÖVECSES, Z. Metaphor: a practical introduction. Oxford: Oxford University Press, 2002. 285p.

______. Metaphor in Culture: universality and variation. New York: Cambridge University Press, 2005. 314p.

LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987. 614p.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980. 242 p.

______. Metáforas da vida Cotidiana. (Coordenação da tradução: Mara Sophia Zanotto). Campinas: Mercado de Letras, 2002. 360p.

OXFORD, R. L. ‘The bleached bones of a story’: learners’ constructions of language teachers. In: BREEN, M. P. (Ed.). Learner contributions to language learning: new directions in research. Harlow, Essex, 2001. p. 86-111.

PAIVA, V. L. M. O. Metáforas, metonímias e hipertextos em narrativas multimodais de aprendizagem de língua inglesa In: SZUNDY, P. T. C. et al. Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes/ALAB, 2011, p.159-174.

ZANOTTO, M. S. T. Metáfora e Indeterminação: Abrindo a Caixa de Pandora. In: PAIVA, V. L. M. O. P. (Org.). Metáforas do cotidiano. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p. 13-38.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Inventário. ISSN: 1679-1347

Instituto de Letras. Rua Barão de Jeremoabo, nº 147 CEP: 40170-115
Campus Universitário Ondina, Salvador-BA
Telefone Geral: 55-71-3283-6256

Créditos da capa: Leila França Rocha (vencedora de concurso realizado no ILUFBA em 2002).