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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. QUEM PODE PUBLICAR

 

Podem ser autores:

  • estudantes regularmente matriculados(as) em programas e/ou cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Linguística e/ou áreas afins, mediante comprovação de matrícula;
  • estudantes que tenham concluído o curso de Mestrado ou Doutorado nos últimos dois anos, mediante comprovação de conclusão de curso (diploma, histórico escolar, atestado de conclusão);
  • estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Letras, Linguística e/ou Áreas afins, mediante comprovação de matrícula. Além disso, no caso dos estudantes de graduação, o trabalho precisa ser realizado com anuência de um professor orientador.
  • excepcionalmente em seções temáticas ou números especiais temáticos, professores e outros profissionais que atuem na área de Letras e/ou áreas afins.

Cada autor deve apresentar somente um texto inédito para análise, a cada edição da revista.

Autores e coautores devem atender aos requisitos anteriores e possuir cadastro na plataforma SEER como autores da Revista Inventário.

 

ATENÇÃO! A comprovação de vínculo institucional dos estudantes autores (conforme itens acima) é de responsabilidade dos próprios autores do texto a ser avaliado e deve ser enviada no processo de submissão, no passo 04 da submissão, "transferência de documentos suplementares" do seu processo de submissão.

 

 

2. DIRETRIZES PARA A ESCRITA

Apresentam-se, a seguir, diretrizes para a escrita e para a formatação dos textos. A desconsideração de quaisquer das normas apresentadas abaixo implicará a não aceitação do trabalho e no arquivamento imediato da submissão.

Na escrita dos trabalhos submetidos, não digite nome de autor, para que não se comprometa a avaliação em sistema duplo-cego. A referência direta à autoria implica a não aceitação da submissão.

No geral, os artigos e miniartigos devem seguir as orientações que constam na norma NBR 6022, da ABNT.

Os ensaios e resenhas também observarão a norma NBR 6022, da ABNT, no que for cabível a cada um destes gêneros.

No que se refere aos relatos de experiência, deve-se atentar para os seguintes aspectos:

  • O texto deve conter uma introdução, na qual se apresente o aporte teórico que orienta a experiência.
  • Devem ser apresentados os objetivos da experiência e a metodologia usada em sua realização, incluindo a descrição do contexto em que a vivência ocorreu e os procedimentos nela envolvidos.
  • O relato deve trazer os resultados propiciados e as considerações acerca da experiência.
  • Há que se observar que o texto deve trazer considerações, ponderações e reflexões significativas relacionadas ao aparato teórico da área de estudos em que se situa o relato de experiência.

 

 

2.1. DIRETRIZES PARA A FORMATAÇÃO

A redação e a formatação dos textos deverão respeitar os seguintes aspectos:

  • Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm).
  • Margens: superior e inferior 2,5 cm; direita e esquerda 3 cm.
  • Tipo de letra: Times New Roman. O tamanho da letra será especificado mais abaixo, nas orientações para o trabalho.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Adentramento (recuo de parágrafos): 1, 25 cm para assinalar início de parágrafos.
  • Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor(es). Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação.

No que diz respeito ao número de páginas, deverão ser atendidos os seguintes critérios. Observe que a extensão indicada em cada um dos tópicos inclui as referências bibliográficas e os anexos. Trabalhos que estiverem fora desse padrão de extensão não serão considerados:

  • Os artigos e ensaios devem ter a extensão mínima de 11 e máxima de 16 páginas, incluindo as referências e os anexos.
  • Os miniartigos e relatos de experiência devem ter a extensão mínima de 5 e máxima de 8 páginas.
  • Resenhas devem ter a extensão mínima de 2 e máxima de 5 páginas.

 

ATENÇÃO! Antes da submissão do trabalho, o autor deve revisar cuidadosamente o seu texto.

 

2.2. ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO

 

2.2.1. Parte inicial do trabalho

O texto deve ser enviado com a seguinte ordem dos itens, havendo entre eles uma linha em branco de separação:

(A)   Título do trabalho em CAIXA ALTA, centralizado, em fonte Times New Roman, tamanho 20.

(B)    Subtítulo (se houver) também em CAIXA ALTA, centralizado, em fonte Times New Roman, tamanho 15.

Para os textos escritos em português:

(C)    Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), em CAIXA ALTA e alinhados à direita, em fonte Times New Roman, 15.

(D)   Deve-se deixar um espaço de 5 linhas em branco. Deve-se lembrar de que o arquivo de submissão não deve ser identificado, a fim de preservar o processo de avaliação às cegas.

 

Exclusivamente para artigos, miniartigos e relatos de experiência:

(E)    Escrever Resumo e, na linha seguinte incluir o resumo do trabalho:

a)      um texto contendo entre 200 e 300 palavras, para artigos

b)      um texto contendo entre entre 150 a 250 palavras, para miniartigos e relatos de experiência.

A formatação será em fonte Times New Roman, tamanho 10, com parágrafo ajustado, sem adentramento (recuo de parágrafo) e espaçamento entre linhas simples.

(F)     Na linha seguinte, incluir Palavras-chave e, na mesma linha, escrever de 3 a 5 palavras-chave do trabalho, separadas por ponto e vírgula e com iniciais em letra maiúscula. A formatação será em fonte Times New Roman, tamanho 10, com parágrafo ajustado, sem adentramento (recuo de parágrafo) e espaçamento entre linhas simples.

(G)   Deixar o espaço de uma linha em branco e escrever Abstract (inglês), Resumen (espanhol) ou Resumé (francês), e escrever uma versão em língua estrangeira do resumo, nos mesmos moldes de formatação que a versão em língua portuguesa, exceto que o resumo em língua estrangeira deverá constar com texto em itálico.

(H)   Na linha seguinte ao resumo em língua estrangeira, traduzir as palavras-chaves para a língua estrangeira escolhida, nos mesmos moldes de formatação que a versão em língua portuguesa, exceto que o resumo em língua estrangeira deverá constar com texto em itálico.

 

Para os textos escritos em língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), as orientações são as mesmas que as indicadas para os textos escritos em l, com a ressalva de que, em relação aos itens (E), (F) (G) e (H), o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua em que o texto está escrito, identificados respectivamente por Abstract, Resumen ou Résumé e por Keywords, Palabras Clave ou Mots-Clés. No lugar do resumo e das palavras-chave em língua estrangeira, deve constar resumo e palavras-chave em língua portuguesa, identificados por Resumo e Palavras-chave.

 

ATENÇÃO! Resenhas e ensaios não devem conter resumo no texto, mas deve ser obrigatoriamente informado um resumo de 150 a 250 palavras, no ato da submissão, através do formulário disponível na plataforma SEER para submissão.

 

 

2.2.2 Corpo do trabalho

O texto deve começar 3 linhas abaixo das palavras-chave especificadas nos itens (F) e (H), acima, para artigos, miniartigos e relatos de, ou 3 linhas abaixo do título para  com as seguintes especificações:

Todo o corpo do texto deve estar em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5cm, com adentramento (recuo) de parágrafo de 1,25 cm.

  • Os títulos das seções e subseções devem ser apresentados sem adentramento, em maiúsculas, numeradas em algarismos arábicos, sem ponto, fonte Times New Roman, em tamanho 13. Introdução, Conclusão / Considerações finais e Referências bibliográficas não devem ser numeradas. Os títulos das seções e as subseções de um nível devem estar em negrito.
  • As notas devem aparecer ao pé da página, em fonte Times New Roman, tamanho 10, em parágrafo justificado, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento no trabalho como um todo. Caso o autor queria fazer alguma explicitação em relação a seu artigo, deve ser posta uma primeira nota logo após o título

 

Citações:

As citações devem estar de acordo com a NBR 10520 da ABNT, observando-se as seguintes ressalvas:

  • As citações devem aparecer sempre no texto e nunca em nota de rodapé
  • O sistema de chamada utilizado deve ser o sistema autor-data
  • A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, e espaço simples.
  • Para citação com mais de dois autores, ie, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al. e data: (RISÉRIO et al., 2006).
  • Todas as citações de textos em língua diferente da escolhida para a escrita do texto devem ser traduzidas para a língua do texto. Recomenda-se usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original deve aparecer em nota de rodapé.
  • Não se devem empregar expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit..

 

Destaques no texto:

  • A formatação em itálico deverá ser utilizada em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.
  • A formatação em negrito deve ser utilizada apenas nos títulos das seções e nas subseções de um nível.
  • A formatação em sublinhado deve ser evitada.
  • As “aspas” devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras, quando tais citações não excederem três linhas. Não devem ser empregadas em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos — tais itens virão sem destaque.

 

Anexos:

Devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

 

Referências

As Referências ser colocadas duas linhas abaixo da Conclusão / Considerações Finais do texto. Devem ser indicadas conforme as NBRs 6022 e 6023 da ABNT, observando-se as seguintes ressalvas:

  • A fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 12
  • A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.
  • O texto deve ser alinhado à esquerda, com espaçamento simples e com um espaço branco entre cada referência
  • A lista deve estar listada em ordem alfabética do sobrenome do autor

 

Figuras:

As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.).

 

Transcrições fonéticas:

No caso do uso de transcrição fonética, o texto deve informar:

  • Encaminhar como documento suplementar a fonte utilizada para a transcrição.
  • Informar, no corpo do texto, qual referência de símbolo fonético está se tomando por base (Alfabeto Fonético Internacional ou outro); a fonte de acesso para a mesma deve constar na lista de referências.

 

3. CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos por cada comissão executiva ao longo do processo editorial.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,15; usa a fonte Palatino Lino de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Só constam das referências as obras efetivamente citadas ao longo do texto.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis emAssegurando a Avaliação Cega por Pares.

  7. O autor procedeu a uma revisão cuidadosa do texto ao decidir fazer a submissão do artigo.
  8. O título do texto encontra-se em português e em inglês. O texto consta de resumo e abstract com palavras-chave e key-words.
  9. Comprometo-me a enviar comprovação de vínculo com programa de pós-graduação de todos os autores do texto a ser avaliado, conforme exigência dos itens a) e b) da seção 3.1 - Diretrizes para autores, no PASSO 04 - "TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES" quando do meu processo de submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Política de Privacidade

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