A Revista Inventário é o periódico científico editado pelos estudantes dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil.

A Revista tem por política editorial publicar, semestralmente, artigos científicos, ensaios, resenhas, miniartigos e relatos de experiência, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos e/ou literários cujos originais tenham obtido parecer positivo de pelo menos dois avaliadores especializados na área específica do trabalho submetido.

É política da Revista contemplar a diversidade institucional dos autores, perseguindo a meta de que, em cada número, no mínimo 40% (quarenta por cento) dos trabalhos publicados sejam submetidos por pesquisadores externos à UFBA.

Os textos enviados para publicação devem ser originais, inéditos e submetidos unicamente por meio do Portal de Periódicos da UFBA (www.portalseer.ufba.br), com declaração de que não se encontram sob apreciação de outro periódico nacional ou estrangeiro.

Os textos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês e devem expressar clareza, adequação linguística, relevância científica, fundamentação teórica  e conformidade com as normas da ABNT e com as normas próprias de formatação da Revista, podendo ser assinado por, no máximo, três autores.

Recomenda-se que resultados de pesquisas que envolvam seres humanos apresentem anuência de Conselho de Ética de alguma instituição federal ou estadual. Neste caso, os autores podem enviar um comprovante de parecer da comissão, o que será incluído pela editoria da revista no texto final.

O julgamento do mérito científico dos textos submetidos, quando for o caso, obedecerá aos critérios antes expostos e ocorrerá no sistema double-blind evaluation, isto é, mediante pares de avaliadores em que a identidade do(s) autor(es) será mantida em sigilo.

Caberá às Editorias a comunicação sobre o aceite, o aceite condicionado ou mesmo sobre a rejeição dos textos submetidos.

Os trabalhos aceitos para publicação serão distribuídos entre as seguintes seções:

• Uma seção temática, na qual haverá artigos acadêmicos relacionados ao tema específico da edição e uma entrevista. A seção temática é aberta a qualquer pesquisador.
  • Seções destinadas a gêneros específicos, que são atemáticas nos números ordinários, mas podem ser temáticas em números especiais; cada seção é destinada a um gênero textual, na qual serão publicados artigos acadêmicos (que abordem temas diferentes do da seção temática), miniartigos (apenas para alunos de graduação), ensaios, resenhas e relatos de experiência. Nos números ordinários, as seções atemáticas são reservadas à publicação de alunos de graduação e/ou de pós-graduação de quaisquer instituições do país ou do exterior. [excepcionalmente em números especiais, essas seções podem ser abertas a autores diversos, a critério da comissão executiva do número especial a ser lançado.]

ARTIGOS EM DESTAQUE

Seção destinada à publicação de artigos de autores convidados e/ou de artigos temáticos de números ordinários.

ENSAIOS EM DESTAQUE

Seção destinada à publicação de ensaios de autores convidados e/ou de ensaios temáticos de números ordinários.

Política padrão de seção

Ensaios

Resenhas

Relatos de experiência

Dialogando com Docente

Espaço destinado a entrevistas com (ou, ocasionalmente, publicação de um texto de) docente atuante em alguma área de interesse acadêmico. A partir da edição 21, essa seção destina-se a entrevista com um profissionalque atua na área de sação DESTAQUE.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

A avaliação dos textos submetidos segue o rigoroso critério de avaliação cega por pares da área específica e ou afins, no qual, sem conhecimento da autoria, dois avaliadores, internos e/ou externos à Universidade Federal da Bahia, emitem, cada um, um parecer sobre a qualidade e relevância do trabalho submetido à avaliação.

O critério de avaliação por pares é uma sugestão da Capes e visa à imparcialidade da avaliação, uma vez que os avaliadores não têm acesso à autoria dos textos, nem têm conhecimento sobre quem é o segundo (e/ou terceiro) avaliador.

Critérios de aceitação dos trabalhos submetidos:

• Os textos serão aceitos para publicação se receberem dois pareceres inteiramente favoráveis.
  • Em caso de recebimento de somente um parecer inteiramente favorável, os textos serão submetidos a uma terceira avaliação, que será definitiva.
  • Se houver sugestões de revisão, a publicação estará condicionada à realização das alterações propostas.
  • Os textos NÃO serão publicados se receberem dois pareceres que não sejam inteiramente favoráveis.

Depois da avaliação, cópias dos pareceres, juntamente com sugestões de correção, quando houver, serão enviadas para os autores (via sistema de submissões), a fim de que façam os ajustes solicitados. As alterações deverão ser realizadas e os textos devolvidos em um prazo de sete dias, a partir da data do envio pelos editores.

Ressalta-se a importância de os autores, quando forem solicitados a revisar seus artigos, deterem-se às sugestões de revisão indicadas pelos avaliadores. Em caso de alterações que não digam respeito às sugestões dos avaliadores, os artigos não poderão ser publicados, pois precisariam passar por uma nova avaliação

Semestral

Comissões executivas anteriores