O Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará: formação musical através da aprendizagem cooperativa

Gabriel Nunes, Alisson Davyd da Silva

Resumo


Este trabalho apresentará as experiências formativas dentro grupo Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da aprendizagem cooperativa durante as atividades do grupo e como isso contribuiu de maneira significativa para a formação musical, pedagógica e humana de seus integrantes. Será feita uma reflexão acerca do ensino coletivo e cooperativo e sua importância para a educação musical dentro da Universidade e na escola. Constata-se que as possibilidades de trocas de conhecimentos, materiais didáticos, observações e críticas além de dicas e conselhos do coordenador sobre interpretação e performance influenciaram diretamente na educação dos integrantes de modo a expandir seus conceitos acerca de música e educação musical.

Palavras-chave


Aprendizagem cooperativa. Ensino Coletivo. Educação Informal

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v13i2.34408

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ICTUS Music Journal Versão digital do Periódico ICTUS
ISSN: 1516-2737 | e-ISSN: 2238-6599

2020 © ICTUS Music Journal