Canções do Cotidiano Como Contexto Significativo para o Aprendizado Coletivo de Flauta-Doce

katia benedetti

Resumo


O presente texto apresenta um relato de experiência sobre a implantação e desenvolvimento do Projeto de Educação Musical “Música, Doce Música”, da Secretaria Municipal de Educação do município de Itatiba. Nesse projeto, o ensino da flauta-doce ocorre dentro do contexto das canções cantadas pelas crianças em seu cotidiano. No âmbito pedagógico, a observação do desenvolvimento desse projeto sugere os benefícios de, pelo menos, dois procedimentos já amplamente recomendados pelos estudiosos da área de Educação Musical: conferir significado e “musicalidade” à prática musical dos alunos, de maneira que a reconheçam como “música” e não apenas como parte de um processo de treinamento técnico; usar a prática musical coletiva e imediata como recurso do processo de aprendizagem musical, principalmente quando esse processo ocorre em ambientes comunitários, heterogêneos e inclusivos, nos quais a música é também abordada em suas dimensões social e educativa, além de sua dimensão artística.

Palavras-chave: prática musical coletiva, música do cotidiano, projetos socioculturais.

Palavras-chave


prática musical coletiva, música do cotidiano, projetos socioculturais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v12i2.34378

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