Editorial

Tiago de Quadros Maia Carvalho, Cristina Tourinho

Resumo


Prezado Leitor,
É com grande satifação que publicamos mais um número da nossa ICTUS - Periódico do Programa de Pós-graduação em Música da UFBA.
Neste número trazemos artigos que enfocam vários aspectos da música, em sua vertente anlítico-teórica, pedagógica e/ou prática. A Profª Drª Helena Nunes aborda aspectos pedagógicos do primeiro curso de Licenciatura em Música a distancia no Brasil; A musicóloga Gisele Laura Haddad escreve sobre a trajetória histórica, chegando até a atualidade do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto-SP; O Prof. Dr. Alexandre Alves Casado faz um levantamento crítico acerca de obras que abordam técnicas de arcadas e dedilhados para violino; O doutorando Marco Aurélio Brescia traz uma investigação sobre os órgãos e os organeiros da Real e Imperial Capela do Rio de Janeiro; Publicado em língua francesa e falando sobre audição, Adeline Stervinou, recém doutora e em processo de pósdoutoramento no Brasil aborda a percepção temporal de trechos musicais; Em outro artigo, considerando a Percepção Musical como disciplina na formação inicial do professor de música no Brasil, Larissa Martins de Lima faz um levantamento de aspectos recorrentes no exercício dessa disciplina em cursos do país; Por fim, analisando a aprendizagem musical amadora (considerando o contexto desse país) nas bandas de música da Confederação Musical da França, Marco Antonio Toledo Nascimento vislumbra em seu texto uma possível aplicação de tais elementos no contexto educacional brasileiro.
No lançamento deste número também é oportuno que nos apresentemos como os novos editores desta revista: Cristina Tourinho e Tiago de Quadros Maia Carvalho. Agradecemos imensamente ao prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco por toda a ajuda e treinamento oferecidos na edição deste periódico, bem como na operação da plataforma SEER, na qual este é publicado. Agradecemos também a Cristiano Figueiró, editor até o volume 11, nº 1 (2010). Desde já nos colocamos a disposição para eventuais demandas.
Boa leitura a todos.

Cristina Tourinho e Tiago de Quadros Maia Carvalho
Editores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v12i1.34375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ICTUS Music Journal Versão digital do Periódico ICTUS
ISSN: 1516-2737 | e-ISSN: 2238-6599

2020 © ICTUS Music Journal